EUROPEIAS -  José Manuel Fernandes compromete-se em Barcelos a apresentar plano para sector têxtil minhoto

EUROPEIAS -
José Manuel Fernandes compromete-se em Barcelos a apresentar plano para sector têxtil minhoto

José Manuel Fernandes comprometeu-se, em Barcelos, a apresentar um plano específico para o sector têxtil português, com especial incidência no Minho e no subsector das malhas da zona do Cávado e Ave, para ser financiado pelo orçamento da União Europeia.

«Deixo o compromisso. Apresentarei e defenderei em Bruxelas um plano para a competitividade do sector têxtil e das malhas, que lhe permita, através da investigação e da inovação, enfrentar com mais capacidade os desafios da globalização», assumiu, num jantar que na noite de sábado reuniu centenas de autarcas, militantes e simpatizantes social-democratas em barcelenses.

Coordenador do PPE na comissão dos orçamentos e candidato pelo PSD às próximas eleições europeias, José Manuel Fernandes acentuou que o Plano abrange, «além da investigação e da inovação, a qualificação dos recursos humanos e os próprios recursos necessários à actividade das empresas, em especial as pequenas e médias empresas».

PUBLICIDADE

José Manuel Fernandes acusou o governo de António Costa de não ter aproveitado «um cêntimo sequer do Plano Juncker de investimento, ao contrário do que fizeram empresas e instituições nacionais, apesar de o executivo governamental nem sequer lhes ter dado a necessária informação».

Avisou para que os portugueses «não se deixem iludir pelos extremos», frisando que, na Europa não há só populismos de extrema-direita: «a verdade é que, no Parlamento Europeu, em 95 por cento das votações, o PCP e o Bloco de Esquerda votam com os populistas de extrema-direita, antieuropeus, como os da Marine Le Pen».

Na sua intervenção, Fernandes assinalou que o PSD apresenta, na próxima legislatura europeia, propostas no sentido de que seja promovida a natalidade em toda a Europa e para um programa de investigação e combate ao cancro, que «torne a UE líder no ataque a esta doença assassina».

No evento participou também Otília Castro, a barcelense que integra a lista de candidatos do PSD ao Parlamento Europeu, o deputado à Assembleia da República, Joel Sá, o vereador e líder concelhio do PSD, José Luís Novais, e o mandatário concelhio para a Juventude, Leandro Pereira.