REGIÃO - -
José Maria Cardoso alerta para números “chocantes” de violência no namoro em escola de Barcelos

José Maria Cardoso alertou, esta segunda-feira, para os números “chocantes” de vítimas de violência doméstica e no namoro e defendeu a formação cultural e cívica dos jovens para combater esta realidade.

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) eleito pelo circulo eleitoral de Braga, que numa sessão do Parlamento dos Jovens, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Manhente, Barcelos, subordinada ao tema da violência no namoro, afirmou que “o controlo de hábitos e atitudes nas relações amorosas resulta de uma sociedade patriarcal e machista que normaliza o controlo e autoridade sobre as mulheres”.

“É fundamental consciencializar e mudar mentalidades, porque é através da formação cultural e cívica que se educa para a diferença e se promove o direito à individualidade e à privacidade”, referiu o bloquista aos estudantes do 9.º ano de escolaridade.

PUBLICIDADE

José Maria Cardoso defendeu não só a necessidade de criar legislação que proteja as vítimas e desincentive a prática de crimes, mas que “é também essencial construir personalidades tolerantes que mudem a sociedade, para que seja mais integradora e baseada em direitos humanos”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República e pretende envolver as escolas básicas e secundárias na discussão de um tema definido anualmente.

O deputado do BE salienta que estas sessões permitem “envolver os jovens, promover a participação cidadã e desenvolver a sua capacidade de intervenção”.

Na parte da tarde, José Maria Cardoso participou numa sessão na Escola Secundária Alcaides Faria, enquanto que a deputada Alexandra Vieira participou em sessões na Escola Secundária de Barcelinhos e na Escola Secundária de Vila Cova.