Com apenas 16 anos de idade, o piloto André Vieira vai ser o primeiro amarense a correr no European Le Mans Series, uma competição europeia de automobilismo de resistência.
Numa altura em que se prepara para fazer a sua estreia internacional, em 2024, André Vieira, acompanhado pelo pai, foi recebido no Município de Amares, onde obteve apoio institucional, esperando conseguir alcançar também apoio do setor empresarial do concelho, no sentido de poder preparar a sua participação na competição internacional para alcançar os pódios.
“Para dar o seu melhor e ter hipóteses de conseguir pódios o André precisa de apoio para treinar nas pistas. O André vai ter carro, vai ter equipa e vai ter inscrição, mas todos os pilotos europeus conhecem as pistas e vão semanas antes lá treinar porque têm facilidade e o André não tem nenhum treino. Vai chegar a Le Mans ou a Spa Francorchamps, pela primeira vez, e não terá as mesmas hipóteses de outros pilotos que já treinaram várias horas naqueles circuitos”, sublinha Nuno Vieira, pai do jovem piloto.
“O objetivo é conseguirmos levar as empresas de Amares a acreditar neste projeto, no sonho do André, para que possa ter condições de competir de igual para igual e, dessa forma, ter as reais possibilidades de lutar por um pódio internacional”, acrescentou. “O André nutre um especial carinho pela sua terra e pretende levar o nome de Amares aos pódios nacionais e internacionais”, rematou.
Reportando-se ao percurso do jovem piloto amarense, o Vereador do Desporto do Município de Amares, Vítor Ribeiro, refere: “Percebemos que o André tem um grande potencial. É um jovem promissor, com muito talento que tem já dado cartas nesta área e que ainda por cima gosta da sua terra e quer associá-la às suas conquistas. O Município de Amares tem orgulho no André e espera que possa dar a conhecer a sua história, o seu sonho, e levar o nome de Amares além fronteiras. Paralelamente, auguramos que consiga patrocínios para treinar antes da competição europeia de automobilismo”.
“Ter um jovem do concelho a correr no LMP4 European Le Mans Series por si só já é um motivo de regozijo. Imaginar que ele possa trazer um pódio para Amares então é mesmo um sonho e, quer numa situação quer noutra, todos aqueles que o apoiarem terão o seu nome associado, pelo que os empresários do concelho só terão a ganhar prestígio com isso”.
O jovem piloto amarense vai marcar presença no Festival de Papas de Sarabulho de Amares, onde vai ter em exposição um Fórmula 4 oficial, para deleite dos visitantes. A iniciativa decorre entre 10 e 13 de fevereiro no Recinto do Mercado Municipal.