Amadeu Ribeiro, o homem que ‘tratou’ do Judas nos últimos 53 anos, foi hoje homenageado pelo grupo de jovens de Ferreiros-Amares que teimam em perpetuar a tradicional ‘Queima do Judas’ na praça do Comércio. O regresso do ‘Judas na Praça’ está marcado para mais logo, a partir das 00h30, após a vigília pascal.
Com 53 anos de tradição, um grupo de «quatro jovens, de 40 anos», motivou o grande mentor da iniciativa, Amadeu Ribeiro, que hoje foi simpaticamente homenageado.
«Comecei com o meu pai e dei continuidade, mas já é muito diferente do que era antigamente», conta Amadeu Ribeiro, que levou cerca de 48 horas para preparar o novo Judas, já exposto na Praça do Comércio, desde as primeiras horas de hoje.
Feito com «cola de farinha e muitos jornais», além do tecido e outros acessórios, o Judas ‘traidor’ é queimado e esquecido a poucas horas do domingo de Aleluia, da ressurreição de Jesus Cristo.
«Temos como obrigação não deixar terminar tão nobre tradição de uma família que sempre deu tudo para poder criar momentos de diversão e espetáculo às várias famílias que esperam pelo final da missa para a aparição do Judas», referem o promotores, no dia em que prestaram homenagem a Amadeu Ribeiro.
«Este ano somos 4 jovens alavancar e ajudar o nosso querido Sr. Amadeu que merece esta homenagem por todo trabalho que fez estes últimos 52 anos! O nosso agradecimento é sentido. E estamos cá para não deixar cair este dia memorável das nossas mentes», assinalam.
O momento da ‘queima do judas’ está agendado para as 00h30, após a vigília pascal, na igreja paroquial de Santa Maria de Ferreiros.
Cerca de 15 minutos antes, terá lugar o espetáculo pirotécnico, junto à igreja, pelos mordomos, Silvério Arantes e Filhos.
[email protected]