Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Legislativas. PS visita Lar das Termas e reforça ‘compromisso com o envelhecimento digno e os cuidados de proximidade’

Uma comitiva de candidatos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Braga nas eleições legislativas de 18 de maio visitou o Lar das Termas, em Sequeiros, no concelho de Amares, onde reforçou o “compromisso com o envelhecimento digno e os cuidados de proximidade”.

Em comunicado, a Federação Distrital de Braga do PS refere que a visita àquela estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), integrada no Centro Social do Vale do Homem, “teve como objetivo ouvir os profissionais, utentes e responsáveis” da IPSS “e sublinhar a importância de políticas públicas centradas na dignificação do envelhecimento e no reforço da rede de respostas sociais”.

“O Lar das Termas presta ainda cuidados residenciais a dezenas de pessoas idosas, com uma abordagem centrada na humanização, proximidade e qualidade de vida. O trabalho da equipa multidisciplinar e a forte ligação à comunidade fazem desta unidade um exemplo de boas práticas na área dos cuidados e do apoio à pessoa idosa”, refere o partido.

Citada no texto, a candidata Irene Costa defende que “o Estado Social deve contribuir para a criação de condições para um envelhecimento digno, ativo e saudável, no quadro de uma sociedade cuidadora”.

Além da renovação e expansão das estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), conforme previsto no PRR e no PARES, o PS compromete-se a, no quadro de uma Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, promover sempre que possível a não institucionalização de pessoas idosas, apostando em vez disso no desenvolvimento de respostas residenciais baseadas na criação de novas respostas de Serviço de Apoio Domiciliário que garanta não só os serviços tradicionalmente prestados mas também apoio domiciliário de retaguarda para as atividades de vida diária e de estimulação física e cognitiva”, acrescentou Irene Costa.

Durante a visita, os candidatos socialistas conheceram as instalações, dialogaram com os profissionais e escutaram as preocupações da direção da instituição, “nomeadamente em relação à sustentabilidade do setor social, à valorização dos profissionais e à necessidade de reforçar os mecanismos de financiamento e apoio técnico às IPSS”.

“A qualidade do trabalho que aqui se faz é notável e mostra como o setor social é um pilar essencial do Estado Social. O envelhecimento da população exige respostas mais próximas, humanas e sustentáveis, e o que vemos aqui deve inspirar as políticas públicas a nível nacional”, referiu a candidata socialista Sandra Lopes.

De acordo com o PS, “esta visita insere-se num conjunto de iniciativas que os candidatos socialistas estão a desenvolver no distrito de Braga, com o intuito de escutar o território e construir soluções que respondam de forma concreta às necessidades das pessoas e das instituições”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS