Melhor semestre de sempreLeixões movimenta cerca de 10 milhões de toneladas de mercadoria

Melhor semestre de sempre
Leixões movimenta cerca de 10 milhões de toneladas de mercadoria

Voo Maia Aveiro Maia

O Porto de Leixões faz história no encerramento dos indicadores semestrais ao assinalar o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias registado entre os meses de Janeiro e Junho. No primeiro semestre do ano, circularam no porto nortenho 9 978 313 toneladas de mercadorias, num crescimento homólogo de 1,36%. Por mês, circulou em Leixões uma média de 1 632 528 toneladas de carga.

“Estes indicadores representam o trabalho realizado para continuar a afirmar Leixões como o maior e melhor porto do noroeste peninsular. Hoje, companhias e armadores veem em Leixões um porto realmente seguro e competitivo e este recorde é prova disso”, afirma a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

PUBLICIDADE

A contribuir sobremaneira para esta performance esteve o tráfego roll-on/roll-off – carga que embarca e desembarca em cima de rodas – apresentando um incremento de dois dígitos (+11,41%).

Na lista de segmentos que mais contribuíram para este recorde histórico destacam-se ainda a carga contentorizada (+3,67%) e os granéis líquidos (+1,59%). Recorde-se que também esta segunda-feira foi conhecido o balanço semestral do movimento de passageiros e cruzeiros em Leixões, registando crescimentos respectivos de 37,70% e de 15,56% face a igual período do ano anterior.