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Leixões perde para Corunha estatuto de maior porto do noroeste peninsular

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O porto de Leixões perdeu o estatuto de maior porto do noroeste peninsular pela primeira vez desde 2005, já que o porto da Corunha, na Galiza, o ultrapassou em toneladas de carga movimentada em 2022. O porto de Leixões movimentou 14,891 milhões de toneladas, o de Aveiro 5,7 milhões, o de Viana do Castelo 409 mil toneladas, o de Vigo 4,7 milhões e o da Corunha movimentou 14,897 milhões, segundo dados oficiais.

Em 2022, o porto de Leixões movimentou 14,891 milhões de toneladas de carga, de acordo com os dados oficiais da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), um número que ficou abaixo dos 14,897 milhões movimentados pelo porto da Corunha, na Galiza, segundo dados dos Portos do Estado espanhol, a que a Lua teve acesso.

No ano passado, Leixões registou uma quebra de 2% face aos 15,1 milhões de toneladas movimentadas de 2021, ao passo que o porto da Corunha registou um aumento de 25,4% na carga movimentada, passando de 11,8 milhões de toneladas em 2021 para 14,8 milhões no ano passado.

A meio do ano, de acordo com os dados do primeiro semestre, Leixões ainda liderava face à Corunha, já que os 7,5 milhões de toneladas movimentadas superaram os 6,3 milhões do porto da Corunha, uma posição que se alterou nos últimos seis meses de 2022.

É a primeira vez que a Corunha ultrapassa Leixões desde 2005, ano em que o porto galego movimentou 14,534 milhões de toneladas e o terminal matosinhense se ficou pelos 14,050 milhões, segundo os dados oficiais.

Ao longo dos 12 anos de liderança, o valor mais alto atingido por Leixões em termos de toneladas de carga movimentada foi o de 2019, com 19,5 milhões de toneladas, o que comparava, à data, com 13,6 milhões da Corunha.

No total, em 2022, os portos do Norte de Portugal (Aveiro, Leixões e Viana do Castelo) contabilizaram 21,07 milhões de toneladas movimentadas, ao passo que os terminais galegos somaram 35,01 toneladas.

Neste caso, é uma tendência que se mantém do ano anterior, já que em 2021 o conjunto dos portos galegos (Corunha, Ferrol – São Cibrão, Vigo, Marín e Ria de Pontevedra e Vilagarcia de Arousa) já tinha movimentado 30,3 milhões de toneladas e o Norte de Portugal 21,2 milhões.

No noroeste português, em 2022, o porto de Leixões movimentou 14,891 milhões de toneladas, o de Aveiro 5,7 milhões e o de Viana do Castelo 409 mil toneladas.

Já na Galiza, o porto da Corunha movimentou 14,897 milhões de toneladas, o de Ferrol – São Cibrão 11,7 milhões, o de Vigo 4,7 milhões o de Marín e Ria de Pontevedra 2,1 milhões e o de Vilagarcia de Arousa 1,4 milhões.

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