Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Tarifas de água, saneamento e resíduos inalterados em Braga em 2022  

A Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, propõe, para 2022, a manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos.

“Esta medida traduz-se numa consolidação da evolução do referido tarifário, reflectindo um ganho real nas facturas de todos os bracarenses. Para 2022, o Governo estima que a inflação acelere face a 2021, apontando que a taxa anual média chegue aos 1,7%, o que permite concluir que existe o referido ganho real pelo sétimo ano consecutivo”, afirma Rui Morais, em nota à imprensa.

Resultado dos ganhos de eficiência dos últimos anos, a empresa municipal, adianta o presidente do conselho de administração daquela empresa municipal,  procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os  valores que são cobrados aos consumidores, “não pondo em causa os  investimentos realizados e os que estão por realizar em infra-estruturas e sua  conservação, manutenção e substituição, e não descurando o objectivo de  incentivar um uso racional e moderado da água, um bem tão precioso, na defesa  do ambiente”.

Com este executivo, refere Rui tinha sido já aprovado o alargamento da tarifa familiar da água a todos os agregados com quatro ou mais pessoas, medida que representou uma redução de 40 por cento no valor final da parcela da água.

Para além da tarifa familiar, também a tarifa social sofreu alterações com o alargamento da base dos bracarenses que podem aceder a esta tarifa. A somar a estas alterações, houve ainda a redução de 12,5% para IPSS’s, e as juntas de freguesia passaram também a beneficiar de uma redução de 20% em factura nos custos da Agere.

As associações desportivas, com a reformulação dos escalões, tiveram uma   redução do tarifário do serviço de água de cerca de 7%, em termos médios.

“Para 2017 estava guardada, pela primeira vez na história da empresa, uma redução tarifária de 2,5%, medida que se repetiu em 2018. E ainda no ano de 2020 mais de 77 mil consumidores da AGERE viram a sua conta de resíduos urbanos baixar”, recorda Rui Morais.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS