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Magalhães? Cadê?

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Num tempo de isolamento, recolhimento e reflexão sobre a nossa condição humana e social, em que os desafios que se colocam a todos, no futuro, serão extremamente exigentes, não quero deixar de iniciar esta crónica, apelando a todos para ficarem, o mais possível, em casa.

A educação tem, nestas duas semanas após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, uma verdadeira prova da sua vitalidade, do seu actual estado, das suas fragilidades e das suas forças. Sabendo que, em termos presenciais, a escola como a conhecemos acabou no presente ano letivo, convém perspetivar os tempos mais próximos, sobretudo o terceiro período.

A primeira evidência é que não estamos preparados para o ensino à distância. Há famílias sem as mínimas condições para responder aos desafios que são colocados nesta matéria ou porque não têm computadores ou porque a rede de internet é praticamente inexistente ou ainda, porque a sobrecarga da rede é tal que torna tudo mais lento.

Depois, os conteúdos não estão adequados para este sistema de ensino. Não faz muito sentido andarem-se a imprimir exercícios para voltar a digitalizar e enviar, depois, para os professores. Como, também, não faz muito sentido dar aulas, neste sistema, como se dentro de uma sala se estivesse, com a duração prevista.

A segunda evidência é que chegados a 2020 se percebe quão impreparada está a sociedade, a escola e as famílias para a realidade virtual. Fala-se em 5G e há quem esteja já a testar o 6G mas o percurso que um país como o nosso tem que fazer para massificar tudo isto é longuíssimo. Ou então, criaremos um país com várias velocidades reflectindo-se isso nas próprias escolas.

Já agora onde está o programa de um governo anterior que queria tornar as novas tecnologias uma realidade quotidiana, tendo, inclusive, distribuído computadores por milhares de alunos, os famosos Magalhães, lembram-se?

Não era já, nessa altura, objectivo tirar sobrecarga das salas de aula, permitindo aos alunos estudar, pesquisar e descobrir fora do contexto escolar? E os professores não iriam ter ferramentas adequadas e adaptadas? Mas como se pode falar em ensino à distância em escolas com um parque informático obsoleto e sem qualquer garantia de fiabilidade?

O terceiro período vai ser difícil. Há uma nova realidade para a qual a comunidade educativa não está preparada mas há também um buraco negro de incerteza quanto às lições que todos os agentes poderão e deverão tirar de tudo isto. E não ponho na equação os exames e as provas de aferição (realidades distintas) para que tudo não fique ainda mais negro.

Uma palavra final para o Ministro da Educação e apenas para lamentar que Tiago Brandão Rodrigues não seja mais pró-ativo sobre o que podem esperar as escolas. Já todos sabemos que a realidade é excepcional, que é tudo novo para todos mas soluções para o presente e ideias para o futuro têm que ter a sua cara e as suas palavras. Deixar para o secretário de Estado é relativizar um problema que é grave.

Caso para dizer, senhor Ministro não fique em casa e fale com a comunidade educativa nem que seja por skype e através de um ecrã de televisão.

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