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Mais de 12,5 milhões para executar troço final da variante à EN 14 entre a Trofa e Famalicão

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O troço final da variante à Estrada Nacional (EN) 14, entre o Interface Rodoferroviário da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão, deverá estar concluído em 600 dias, revelou esta segunda-feira fonte da Infraestruturas de Portugal.

O ato de consignação da obra foi esta segunda-feira assinado pela Infraestruturas de Portugal (IP), que revelou, em comunicado, que a empreitada representa um investimento de 12.550.000 euros.

O troço a construir terá uma extensão de 2,4 quilómetros e completa a ligação da nova variante à EN14, que eliminará os constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorará as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho de ferro, diminuindo ainda os tempos de percurso no tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes, acrescenta a IP.

No comunicado, a IP acrescenta que será construída uma nova ponte, com 163 metros de extensão, na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o rio Ave na EN14.

A empresa assinala também que a obra “prevê ainda a criação de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e de um conjunto de restabelecimentos desnivelados que vão assegurar a ligação à rede viária local”, decorrendo o investimento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia.

Citado no comunicado, o presidente da IP, Miguel Cruz, afirmou que “até ao final do ano de 2023 a IP cumpriu com sucesso os 10 marcos definidos no PRR para investimentos rodoviários, no que respeita às componentes ‘Missing Links’ e Aumento de Capacidade, Ligações Transfronteiriças e Acolhimento de Áreas Empresariais, correspondendo a 53% do total de objetivos a cumprir até ao final do plano”.

Indica a IP que as intervenções no corredor da EN14, entre a Maia (Porto) e Vila Nova de Famalicão (Braga), visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual estrada nacional.

Dadas as especificidades das zonas atravessadas, a construção da nova variante à EN14 está a ser concretizada de forma faseada, em três lanços principais: “Maia/Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa/Vila Nova de Famalicão”, prossegue a nota de imprensa.

Uma vez concluída, a obra “aproximará a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28)”, bem como “potenciar a zona de influência do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Porto de Leixões e melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias”, conclui.

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