Mais de 22% dos cidadãos empregados na União Europeia (UE) trabalharam durante o fim de semana em 2023, e esta percentagem foi mais elevada nos setores da agricultura e pesca, divulgou hoje o Eurostat.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço de Estatística da União Europeia, em 2023, 22,4% da população empregada trabalhava habitualmente durante o fim de semana.
Nos setores da agricultura, silvicultura e pesca a prevalência de trabalho durante o fim de semana era de 49,5%, e nos serviços e retalho de 48,5%.
Do total de pessoas que trabalhavam na UE aos fins de semana, 19,2% eram trabalhadores por conta de outrem, enquanto 46,7% dos trabalhadores por conta própria com empregados a seu cargo trabalhavam durante os dias habituais de descanso, e 37,8% dos trabalhadores por conta própria sem funcionários a cargo também faziam dos fins de semana dias úteis de trabalho.
A Grécia é o país da União Europeia com a maior percentagem de trabalhadores por conta de outrem a laborar durante o fim de semana (32,3%), seguida por Itália (30,9%) e o Chipre (26,4%).
Já em Portugal, cerca de 20% dos empregados trabalharam com regularidade aos sábados e domingos, colocando o país em nono lugar no ranking da UE.
Em contrapartida, na Lituânia só 3% dos cidadãos empregados trabalhavam durante os fins de semana, seguida pela Polónia (4,5%) e a Hungria (6,6%).
[email protected]