Uma desfolhada tradicional, música popular e folclore vão marcar a 6ª edição da Festa da Broa, uma organização da União de Freguesias da Torre e Portela, em Amares, que abre já na sexta-feira e prolonga-se até domingo (20 a 22 de setembro). A área do evento foi reforçada, para poder receber mais visitantes.
Na conferência de imprensa de lançamento da Festa da Broa, realizada esta segunda-feira, o presidente da Junta, João Fernandes, disse que o certame voltará a ter vários tipos de broa e bolas à disposição, a que se juntam outras iguarias típicas e os vinhos verdes de Amares.
“Haverá muita escolha, com broa de milho branco e amarelo, bolas de carne, sardinha, mista, de bacalhau e simples. Ultrapassámos os dois mil quilos de farinha para as confecionar”, explicou.
O autarca agradeceu o “envolvimento do povo”, destacando o papel “fundamental” de todos aqueles que trabalham para que a iniciativa possa voltar a acontecer. “Sem eles, nada disto seria possível”, destacou João Fernandes.
Essa foi também uma ideia sublinhada pelo presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, que enfatizou a “aposta nas tradições” do concelho. “Da Feira Franca à festa do bacalhau e pataniscas, do feijão de Fiscal, com a broa pelo meio. Investimos cerca de 300 mil euros nestes eventos, mas com retorno”, garantiu.
A festa vai voltar a realizar-se numa tenda de grandes dimensões, instalada nas imediações da sede da Junta de Freguesia, na Torre, que este ano terá capacidade para 900 lugares, mais 340 do que no ano passado.
No total, haverá 11 fornos para confecionar as broas e as bolas – um reforço de três em comparação com 2023. Haverá também um ponto de venda próprio para broa (milho e amarela) e bola.
PROGRAMA
A abertura acontece na sexta-feira, a partir das 19h00, com o grupo de bombos Animares e com um cortejo pelo “ciclo do pão”. Para as 22h00 está marcada a atuação do grupo Verde Canto.
No sábado, pelas 09h00, abre a feira artesanal e tarde será animada com a recriação de uma desfolhada à moda antiga, às 15h30, com a participação de concertinas.
Pelas 22h30 atua Mickael Akordeon e à meia-noite será tempo de assistir à atuação da Marcha da União. Depois, o som fica a cargo do DJ Carlos Silva.
O domingo volta a ter a feira artesanal a partir das 09h00 e integra uma missa campal, às 11h00, com as participações dos grupos corais da Torre e de Portela. Para as 17h00 fica reservada a atuação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe (17h00).
O encerramento da Festa da Broa 2024 acontece pelas 21h00. O evento é organizado pela Junta da União de Freguesias de Torre e Portela, com o apoio da Câmara Municipal de Amares.