Terras de Bouro assinalou esta quinta-feira, 20 de Outubro, o dia do Município. 508 anos volvidos desde a atribuição da carta de foral por D Manuel I (em 1514), o Concelho celebrou a efeméride, num momento que decorreu esta tarde numa tenda instalada em frente ao edifício do Município e que ficou marcado pelo atraso no início da cerimónia, devido a um problema relacionado com as instalações e fornecimento de electricidade.
A sessão arrancou com um momento musical (Fado) pela voz de Elsa Gomes, seguindo-se o discurso de abertura de Manuel Tibo, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Segundo o autarca, trata-se de um dia de «gratidão e reconhecimento» e que é um «orgulho para todos os terrabourenses».
«Honrámos todos os dias a vida, o orgulho, as nossas gentes, as raízes e a nossa história», sublinhou Manuel Tibo, destacando, mais à frente, o papel dos vários agentes que contribuíram para o desenvolvimento do Concelho, nomeadamente os presidentes de Junta. «É importante simbolizar, reconhecer e engrandecer os nossos presidentes de junta, que servem as gentes das suas freguesias. O meu agradecimento a eles e todas essas gentes. Vamos continuar a fazer juntos mais e melhor pela nossa terra, com uma comunidade viva e solidária e que procura ser melhor a cada dia», sublinhou.
Pelo meio do discurso de Manuel Tibo houve ainda oportunidade para ser visualizado um vídeo em memória de Maria Adelaide Soares, personalidade reconhecida em Terras de Bouro falecida recentemente.
CERIMÓNIA DE HOMENAGEM AOS PRESIDENTES DE JUNTA E PERSONALIDADES CONCELHIAS
Após novo momento musical – desta feita interpretado por Emanuel Moura – teve lugar uma cerimónia de homenagem aos presidentes de Junta (com mais de oito anos de serviço) e várias personalidades do concelho terrabourense, num total de 41 homenageados.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Novembro de 2022.