TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Manuel Tibo quer direcção do Parque Nacional na Vila do Gerês

Share on facebook
Share on twitter

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse, em Janeiro, na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, que o Governo está a pensar «criar a figura de director de parque nos parques naturais de maior dimensão».

Uma decisão que, a ser concretizada, leva o presidente da Câmara de Terras de Bouro a exigir, desde já, que a Direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) fique na vila geresiana, mais concretamente no Vidoeiro.

Em declarações ao jornal “O Amarense”, o autarca terrabourense disse que o retorno da figura do “director do parque”, no caso do único do país com as características de nacional, era uma mais-valia para toda a estrutura, já que traria «maior proximidade» às populações e aos problemas locais, «facilitando a procura de soluções».

Questionado sobre a localização da sede do Parque Nacional, que continua a ser em Braga, Manuel Tibo disse que tal não faz sentido, dado que o coração da reserva ambiental é a Serra do Gerês.

«O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem estruturas, como a do Vidoeiro, que, com as necessárias adaptações, podem acolher o director e uma equipa de funcionários, em boas condições operacionais. Alguns dos [funcionários] que trabalham em Braga teriam de vir para o Gerês, mas isso é um problema que compete ao Governo solucionar», sublinhou.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS