As questões da segurança nas cascastas e da fruição do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o desenvolvimento do mesmo foram questões que o autarca de Terras de Bouro, Manuel Tibo, colocou como “prioritárias” ao ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, que dedicou a tarde desta sexta-feira ao concelho terrabourense.
Assim, em destaque na reunião de trabalho entre o autarca e o ministro esteve uma das questões que mais preocupações suscita, quer à edilidade quer à GNR e aos Bombeiros: a segurança na Cascata Fecha de Barjas.
Conhecida popularmente por cascata do Tahiti na aldeia da Ermida, esta cascata é cenário de muitas quedas, a algumas com consequência fatais, como a Abril passado com um turista francês.
Recorde-se que para este local, a Câmara terrabourense quer construir um miradouro, que permitirá melhorar as condições de visitação e de segurança, com um investimento previsto de 250 mil euros.
A melhoria das condições de segurança ao longo do caminho florestal entre o Campo do Gerês e a Vila do Gerês (PNPG) foi outro dos temas tratados por Tibo e pelo membro do Governo.
Ainda no capítulo da segurança, Manuel Tibo e Duarte Cordeiro, abordaram a melhoria das condições de segurança e requalificação do Parque de Merendas do Vidoeiro e a reabilitação da estrada florestal de Campo do Gerês (Guarda) até à portagem da Bouça da Mó.
Questões que, na óptica do edil de Terras de Bouro, contribuíram igualmente para criar melhores condições de fruição do parque.
Na companhia do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, da Directora Regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, e do Director do Departamento de Conservação da Natureza e Biodiversidade do Norte, Jorge Dias, o titular pela pasta do Ambiente visitou ainda o Miradouro da Pedra Bela, para onde está previsto um projecto de requalificação, no âmbito do projecto de melhoria das condições de visitação do PNPG, apoiado pelo Fundo Ambiental.