Marco Alves e Sérgio Rodrigues são os rostos do novo partido Aliança em Amares e Vila Verde, respectivamente. Foram presença activa no 1º Congresso realizado este fim-de-semana em Évora. A reunião consagrou a direção escolhida por Pedro Santana Lopes, que foi votada por 372 delegados e obteve, como seria de esperar, uma ampla aprovação. Apenas seis congressistas votaram nulo e outros dez preferiram votar em branco.
Os restantes 356 votaram a favor das escolhas do presidente do Aliança. Ficam como vice-presidentes o ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz, a antiga secretária de Estado Rosário Águas, o antigo presidente da câmara da Covilhã Carlos Pinto, o antigo deputado do PSD Carlos Poço, o arquiteto João Borges da Cunha e ainda os dois militantes que tinham sido escolhidos por Santana Lopes para apresentar a moção ao Congresso: Ana Pedrosa Augusto — advogada de Madonna — e Bruno Ferreira da Costa, professor universitário doutorado em Ciência Política.
A estes nomes soma-se o do antigo secretário-geral do PSD, o vimaranense Luís Cirilo, que desempenhará o cargo de diretor-executivo.