OPINIÃO -
Máscaras

A verdade é que foi muito difícil, para algumas pessoas, habituar-se ao uso da máscara. Mas, no futuro, o mais provável é que esse uso continue e vire moda! 

Todos sabem que hoje em dia tudo é mais complicado, não há tanta liberdade, muita coisa mudou, e tudo devido à pandemia, ao Covid-19. Graças a esse infeliz acontecimento, toda a gente teve de começar a utilizar máscaras faciais de forma obrigatória.

No princípio foi bastante difícil habituarmo-nos ao uso da máscara, ainda há algumas pessoas que não se conseguiram habituar. Mas o medo que se instalou na mentalidade de todas as pessoas, por culpa desta situação, vai continuar. Muitos hábitos, que já adquirimos, continuarão no nosso dia a dia, o gel desinfetante nunca mais sairá das nossas proximidades e, sobretudo, as máscaras nunca desaparecerão.

PUBLICIDADE

As máscaras já existiam muito antes da pandemia, já eram utilizadas desde a pré-história, mas com outros fins, claro. Em diferentes culturas e séculos, esse objeto, foi utilizado de diferentes formas, desde rituais até festejos, várias vezes foram utilizadas. Mais recentemente, na Ásia, era muito comum encontrar alguém na rua que estivesse a usar máscara, era um lindo acessório, para quem gostava. Depois estas foram “viralizadas” por todo o mundo. Não por uma boa razão, infelizmente.

No nosso quotidiano a máscara é uma proteção necessária e obrigatória mas, um dia, um feliz dia, essa obrigação e essa necessidade deixarão finalmente de existir. Mas, a nossa mente já estará em um estado em que não suportará a ideia de não ter a máscara por perto. Será nesse momento em que a moda das máscaras terá o seu clímax, o seu ponto mais alto. Sim, será o ponto alto, porque antes disso a moda já terá começado. Pois esta começará quando este terrível estado de pandemia começar a sofrer diminuições e as suas vagas forem mais curtas e, para isso, não falta muito.

Na verdade, isso será muito engraçado, já imaginaram? Um desfile de moda onde sejam apresentadas muitas e variadas máscaras? Com todo o tipo de cores, formatos e decorações. Seria realmente engraçado e isso será a realidade. De facto, já o é. Ainda é muito recente, mas quem não viu já alguma máscara na Internet com demasiadas decorações ao ponto de a tornar divertida? Esse será o futuro, um que nos lembrará de tudo o que passamos, mas que em vez de nos deixar no sofrimento, tranquilizará a nossa mente.

A moda das máscaras já começou, e está longe de acabar.