A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou esta quarta-feira para a possibilidade de cheias em algumas das bacias hidrográficas do continente, devido à chuva forte e persistente previstas para as próximas 24 horas.
A informação hidrológica disponibilizada para as bacias hidrográficas indica para a bacia do Minho “aumento significativo das afluências, com possibilidade de impacto em especial em Caminha”, enquanto para a bacia do Lima prevê “aumento significativo das afluências com impacto com possibilidade de impacto nas povoações ribeirinhas, em especial em Ponte da Barca e Ponte de Lima”.
Para a bacia do Cávado espera-se “aumento significativo das afluências e possibilidade de impacto a jusante de Vilarinho das Furnas e em Barcelos e Esposende” e para a bacia do Ave “aumento significativo das afluências com possibilidade de impacto em Santo Tirso”.
Na Bacia do Douro aguarda-se aumento significativo das afluências incluindo na sub-bacia do Tâmega, mas “sem situações críticas”, e na bacia do Vouga aumento significativo das afluências, em especial em Águeda.
Quanto à bacia do Mondego a previsão é de “aumento significativo das afluências a Coimbra, principalmente devido a contribuições de afluentes não controlados”.