AMARES

AMARES -
Misericórdia de Amares lança projecto para reforçar apoio social em tempos de pandemia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Aproximar Amares”, apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Amares, foi um dos projectos premiados, a nível nacional, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este é um projecto promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian, em cooperação com o Instituto da Segurança Social, que se destina a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio a idosos, um dos grupos de maior risco desta pandemia.

«Este projecto da Santa Casa da Misericórdia de Amares tem como objectivos proporcionar um serviço de apoio domiciliário mais diversificado e completo e que responda assim à satisfação das necessidades básicas, pessoais, afectivas e sociais dos idosos em situação de isolamento do concelho de Amares», explica o provedor, Álvaro Silva.

«Através de um trabalho articulado e multidisciplinar, procuraremos desenvolver um apoio domiciliário que assegure as necessidades alimentares, de higiene pessoal e habitacional, acesso a medicamentos, promoção da literacia sobre a doença, acesso a cuidados de saúde e alternativas seguras, que facilitem o contacto e a manutenção de laços familiares e comunitários», acrescenta.

Segundo Álvaro Silva, «este projecto foi desenhado com o intuito de contribuir para aquisição ou fortalecimento das competências de pessoas e famílias idosas em situação de isolamento, promovendo o seu sentimento de autonomia, o seu reequilíbrio emocional e familiar, fortalecendo as redes de suporte familiar e social, apesar da situação de distanciamento social que vivem em consequência da pandemia do Covid-19».

«Este projecto iniciará já em meados de Maio, dado o carácter de emergência do mesmo, e decorrerá até Dezembro de 2020. “Aproximar Amares” pretende contribuir para a diminuição dos impactos negativos desta pandemia na vida de todos idosos em situação de isolamento social do concelho de Amares», frisa o provedor.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS