A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) entrega esta sexta-feira, dia 22, a Insígnia de Ouro a Moisés de Lemos Martins, professor catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
A distinção da universidade galega – salienta a UMinho – “reconhece o trabalho do docente em prol do fortalecimento das relações académicas e culturais no espaço lusófono”.
A cerimónia realiza-se no Salón de Graos do Colexio de San Xerome, em Santiago de Compostela, a partir das 11h00 (hora de Espanha), e conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, entre outras figuras.
A Insígnia de Ouro – que vai ser também atribuída a Margarida Kunsch, professora da Universidade de São Paulo (Brasil) – é concedida a “personalidades que se destacam por serviços prestados à instituição, tanto por razão da sua longevidade, como pela sua especial relevância”.
DIRETOR DO MUSEU VIRTUAL
Moisés de Lemos Martins é também diretor do Museu Virtual da Lusofonia (alojado no portal Google Arts & Culture), presidente honorário da Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, secretário-geral da Assibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação e diretor das revistas científicas “Comunicação e Sociedade”, “Revista Lusófona de Estudos Culturais” e “Vista”. Foi ainda presidente da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação e da Confibercom – Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Académicas de Comunicação, bem como presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho e diretor do seu Departamento de Ciências da Comunicação.