AMARESMoradores do Bairro de Guiames fazem abaixo-assinado por causa do barulho dos camiões

AMARES
Moradores do Bairro de Guiames fazem abaixo-assinado por causa do barulho dos camiões

Os moradores do Bairro de Guiames, em Amares, enviaram um abaixo-assinado à Câmara Municipal a solicitar a recolocação de uma lomba na Estrada Nacional 205, que passa em frente às suas habitações, queixando-se também do barulho provocado pelos camiões da Bracicla que ali têm ficado estacionados. Em reunião de Câmara, esta segunda-feira, Manuel Moreira disse «perceber os moradores» e que a autarquia vai «estudar» uma solução para o problema.

No documento, os moradores dizem que as casas «tremem» sempre que passa um veículo pesado na rua, «dando a impressão» de que vivem «numa zona sísmica».

PUBLICIDADE

«Este acontecimento teve origem na retirada da lomba existente e, posteriormente, quando os semáforos deixaram de funcionar», referem.

Acrescentam que o facto de a Bracicla ali ter decidido aparcar os seus camiões faz com que, a partir das seis horas, seja «impossível repousar devido ao barulho dos motores em aquecimento antes de iniciarem as suas viagens».

Na discussão do problema, em reunião de executivo, o vereador do PS, Pedro Costa, frisou a necessidade de «condicionar» a velocidade naquele local, sublinhando que a questão relacionada com a Bracicla será resolvida em breve, com a abertura de novo acesso à empresa.

Considerou que não faz sentido colocar um sinal de proibição de estacionamento a pesados, como Manuel Moreira admitiu, «que até poderia ser visto como represália», uma vez que o novo arruamento, desde o Monte Rabadas, terá que ser aberto até Junho.

Emanuel Magalhães defendeu a criação de uma solução idêntica à existente no centro de Caldelas, «com lomba e pavimento de qualidade», nomeadamente entre a Biblioteca Francisco Sá de Miranda e a Igreja de Ferreiros.