OPINIÃO

OPINIÃO -
Movember… quando um bigode dá que falar!

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Embora este ano um pouco camuflado atrás da máscara, deixei mais uma vez, durante este mês de novembro, crescer o meu bigode. Podia ser uma justa homenagem ao meu pai, que durante anos fez do seu bigode a sua imagem de marca, mas não é esse o propósito. Se por acaso reparou que, tal como eu, outros homens que conhece deixaram crescer o bigode no último mês de novembro, saiba que não é por moda, que existe um propósito.

Chama-se Movember e é uma campanha de sensibilização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade em geral e aos homens, em especial, com o objetivo de promover a consciencialização sobre as doenças masculinas, com especial ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata, que se assinala a 17 de novembro. O nome – Movember – resulta da aglutinação da inicial M de “moustache” (que em inglês significa bigode) e o nome do mês em que a iniciativa decorre (novembro, em inglês “november”).

Para além do cancro da próstata, este movimento pretende sensibilizar para outras doenças masculinas, como o cancro do testículo ou a depressão masculina, promovendo uma cultura da saúde do homem.

Sabemos o quanto as questões culturais muitas vezes impedem os homens de conversar sobre estes problemas, como certos preconceitos perpetuam o seu silêncio e atrasam a procura de ajuda, muitas vezes até um momento em que a doença já se mostra irreversível.  A crença de que “um homem não chora”, por um lado, a pressão para a assunção de uma identidade de domínio e controlo, de “força”, nos mais variados aspetos da vida, a par dos mitos específicos em torno dos exames de rastreio e diagnóstico, nomeadamente à próstata, são fatores que ainda desencorajam a ida ao médico e a discussão aberta das muitas dúvidas que o assunto encerra.

O Movember surge então como um contexto facilitator deste diálogo tão urgente e necessário. Ao longo do mês de novembro, um pouco por todo o mundo, e no âmbito desta iniciativa, muitos homens que habitualmente não o fazem, deixam crescer os seus bigodes. A curiosidade que essa mudança gera nas pessoas à sua volta, é uma oportunidade para se falar sobre as doenças masculinas e a importância da prevenção e diagnóstico precoce das mesmas. Saiba que falamos de doenças de bom prognóstico, desde que detetadas atempadamente, por isso não deixe de falar sobre elas com o seu médico ou enfermeiro de família.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS