Alguns milhares de automobilistas participaram este domingo no protesto nacional contra o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) em várias capitais de distrito. Braga não foi excepção e a tarde foi de protesto.
Pelas 17h00, os manifestantes, que respondiam ao apelo do movimento STOP IUC, ‘entupiam’ a totalidade da avenida Padre Júlio Fragata (Braga Parque) e parte da Frei Bartolomeu dos Mártires.
Apesar do primeiro-ministro ter anunciado no Parlamento que em 2024 e 2025 haverá um “travão” que limita o aumento do IUC a um máximo a 25 euros, este domingo Braga respondeu com um ‘cartão amarelo’ ao Governo
A ideia de protesto, que se desenrolou em várias cidades do país, acontece devido à da grande adesão que está a ter uma petição contra o aumento do IUC, que já reúne, este domingo, reunia quase 400 mil assinaturas.
Em causa está uma medida prevista no OE2024 que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede actualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.
Vídeo Facebook Promovendo Braga