As mudanças na direção do colégio D. Diogo de Sousa levaram alguns pais de alunos do estabelecimento de ensino a lançar uma petição online em que manifestam o seu desagrado e apelam a uma reunião urgente com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes.
No texto que acompanha a petição, os subscritores dirigem-se ao prelado, “com profundo respeito e consideração”, com o objetivo de “analisar, em conjunto, as recentes mudanças comunicadas na estrutura orgânica do colégio D. Diogo de Sousa”, que “causaram grande surpresa”.
“Na qualidade de pais e educadores, sempre depositámos plena confiança nesta instituição como um pilar fundamental na educação dos nossos filhos, por acreditarmos no seu projeto educativo e cultural, bem como na missão, nos princípios e nos valores que o colégio tem promovido ao longo dos anos”, refere.
O texto acrescenta que o comunicado recebido esta segunda-feira, “em plena época natalícia, e a subsequente comunicação da Direção do colégio”, geraram “grande apreensão e incerteza quanto ao futuro”.
“Por este motivo, e tendo em vista a necessidade de compreender as razões que fundamentam uma mudança tão abrupta numa instituição de referência, que tem cumprido com excelência a sua missão ao longo dos últimos anos, vimos por este meio solicitar a Vossa Excelência Reverendíssima uma reunião, com caráter de urgência, a ser realizada antes do próximo dia 05 de janeiro”, sublinha o documento.
Esta segunda-feira à noite, a arquidiocese de Braga publicou nos seus canais oficiais um comunicado em que assegura que “a notícia vinda a público de que o Sr. Arcebispo exonerou os membros da Direção [do colégio] é completamente falsa”, mas onde refere que “está a implementar um processo de reorganização das suas instituições, entre as quais o colégio D. Diogo de Sousa”.