O Município de Amares, através do pelouro da Saúde, divulgou esta tarde em nota enviada, que «vai dar continuidade ao Regime Escolar de distribuição de fruta e hortícolas nas escolas, que este ano lectivo será alargado à educação pré-escolar».
A partir de hoje e até ao final do ano lectivo, às terças e quintas-feiras, a fruta e hortícolas estarão presentes no lanche de todas as crianças dos centros escolares do concelho. O objectivo da iniciativa é «aumentar o consumo destes “super alimentos” e valorizar a saúde das crianças».
No dia em que é assinalado o Dia Mundial da Alimentação, a Vereadora da Saúde do Município de Amares, Cidália Abreu, refere, em comunicado, que «alimentação saudável é uma das preocupações» do actual executivo, acrescentando que as refeições asseguradas nos centros escolares são «equilibradas e de qualidade, trabalho esse que é acompanhado por uma nutricionista e uma engenheira alimentar».
REFORÇO DE PRÁTICAS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS
A Semana da Alimentação é comemorada em todos os centros escolares do Concelho com várias actividades lúdico pedagógicas que incluem a preparação pela comunidade educativa de saladas e espetadas de fruta, dinamização de “feirinhas” de produtos hortícolas e confecção de compotas com produtos da época, entre outros.
Neste contexto, o Município de Amares lançou o desafio para que a própria comunidade escolar «decore os seus refeitórios, tornando o ambiente mais apelativo ao consumo de alimentos saudáveis».
Para além disso, serão promovidas junto da comunidade escolar sessões de sensibilização sobre os lanches.