AMARES - Município de Amares promove alimentação saudável nas escolas

AMARES -
Município de Amares promove alimentação saudável nas escolas

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, assinalado esta quarta-feira, 16 de Outubro, o Município de Amares, através do pelouro da Saúde, dá continuidade ao Regime Escolar de Distribuição de Fruta e Hortícolas nas escolas, mantendo o alargamento da medida ao pré-escolar, fruto de um «esforço financeiro da Autarquia».

A fruta e os hortícolas voltam, assim, a estar presentes no lanche de todas as crianças dos centros escolares do concelho, duas vezes por semana, com o objectivo de «promover a ingestão destes dois grandes grupos da nova roda dos alimentos, que apresentam, normalmente, baixo consumo e pouca aceitação por parte desta faixa etária», adianta o Município em comunicado.

«O Município de Amares tudo fará para continuar a promover a adopção de um estilo alimentar equilibrado e saudável nas escolas do nosso concelho, garantindo que as cantinas dos centros escolares de Amares assegurem diariamente refeições nutricionalmente saudáveis responsabilizando-se também pela garantia do controlo da higiene e segurança alimentar», sublinha, na mesma nota, a vereadora da Saúde e da Educação do Município de Amares, Cidália Abreu.

PUBLICIDADE

ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO DOS MAIS NOVOS

Durante esta semana, o Município de Amares está a promover em todos os centros escolares do concelho algumas acções se sensibilização junto dos mais novos.

Exemplo disso, é a “dramatização” do conto, “Rimar sem parar”, do livro “Nutristórias”, da nutricionista Catarina Malheiro, uma história alusiva ao consumo de fruta e hortícolas.

A iniciativa conta com a participação das professoras bibliotecárias (professora Maria da Luz e professora Anabela) e da nutricionista da Autarquia Marina Rodrigues.

Estão a ser distribuídos também marcadores de livros pelos alunos dos respectivos centros escolares.