AMARES -
Município de Amares vai continuar a distribuir fruta e produtos hortícolas nas escolas

No ano lectivo 2020/2021, o Município de Amares volta a dar continuidade ao Regime Escolar de distribuição de fruta e produtos hortícolas nas escolas, iniciativa de âmbito europeu e que consiste na distribuição de fruta e/ou produtos hortícolas, duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A medida será novamente alargada à educação pré-escolar, fruto de um «esforço financeiro da autarquia».

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400g de hortofrutícolas/dia, no entanto várias investigações sugerem que as crianças portuguesas consomem quantidades inferiores aos valores recomendados. Simultaneamente, Portugal é um dos países com maior prevalência de obesidade infantil, que atinge dimensão preocupante. 

Perante estas evidências, torna-se necessário o «reforço de consumo de alimentos nutricionalmente mais ricos, tais como frutas e hortícolas». É com este objectivo que o Município de Amares, em parceria com o Agrupamento de Escolas, continua a apostar na «promoção de um ambiente escolar mais saudável, disponibilizando, desde o dia de ontem, fruta e produtos hortícolas no lanche de todas as crianças dos centros escolares, às terças e quintas-feiras, até ao final do ano letivo. 

PUBLICIDADE