BRAGA

BRAGA -
Município de Braga «investe mais de 600 mil euros» na requalificação da Rua Costa Gomes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Rua Costa Gomes, na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, numa empreitada com um valor global de 614 mil euros. Elaborado o projecto, o concurso público para a obra foi lançado esta semana.

Em comunicado, o Município de Braga escreve que «esta era uma via que estava sob a tutela da infra-estruturas de Portugal (IP) e que, a pedido da autarquia e devido à falta de vontade demonstrada pela IP em efectuar a urgente intervenção, passou recentemente para a tutela municipal, passo que permite agora a obra tão aguardada».

«ESTADO DE DEGRADAÇÃO DA RUA PROVOCOU SUCESSIVAS QUEIXAS»

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explica que «o estado de degradação da rua provocou, ao longo de vários anos, sucessivas queixas de moradores e dos diferentes Executivos da Junta de Freguesia». 

«Foi necessário o Município solicitar a transferência desta via para a sua tutela, elaborar o projecto e disponibilizar-se a custear o investimento a realizar para que o mesmo esteja em vias de se tornar realidade», afirma.

PROJECTO

Fruto de auscultações junto da população e Junta de Freguesia, o projecto contém contributos de moradores e comerciantes da rua, nomeadamente no que se refere à criação de zonas de cargas e descargas. 

A obra privilegia os «princípios da mobilidade urbana, indo muito além de uma mera repavimentação. Aposta nos modos activos de transporte (pedonal, ciclável e colectivo), na diminuição do ruído e da emissão de gases poluentes e no aumento do conforto e segurança de quem ali circula diariamente. A intervenção prevê igualmente o aumento dos passeios e o ordenamento de trânsito».

A empreitada engloba, para além da requalificação da Rua Costa Gomes, «todos os arruamentos e largos a esta adjacentes, nomeadamente a Travessa de Milhão, o Largo da Capela, a Rua 5 de Outubro, a Rua dos Artesãos de Real e a Av. S. Frutuoso».

Na mesma nota pode ainda ler-se que «se os prazos decorrerem dentro da normalidade, a intervenção será concluída até ao final do ano, tendo um prazo máximo de execução de 180 dias».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS