Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Município de Esposende apoia Associações e consolida Estratégia de Proteção Animal

No âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, o Município de Esposende atribuiu um apoio financeiro de 5.000 euros a cada uma das principais associações de proteção animal do concelho: a ANIESP (Associação Animal de Esposende) e a APACE (Associação Protetora dos Animais do Concelho de Esposende).

Os apoios visam reforçar o trabalho que as entidades desenvolvem na defesa e cuidado dos animais errantes e abandonados, em colaboração com os serviços municipais.

Os protocolos de colaboração vigentes têm como principais objetivos a promoção da adoção dos animais recolhidos pelo Gabinete de Proteção Animal e Veterinária (GPAV), o apoio à execução do programa CED – Captura, Esterilização e Devolução – para controlo da população felina e o desenvolvimento de ações de sensibilização da comunidade para a adoção responsável e da prevenção do abandono.

«Em 2024, os resultados deste plano municipal refletem um esforço consistente no terreno», comenta o município, em comunicado. «Através da parceria com o Centro de Recolha Oficial do Alto Minho, foi possível promover a adoção de 107 animais (72 cães e 35 gatos), proporcionando-lhes uma nova oportunidade de vida», completa.

No mesmo período, ao abrigo do protocolo “SOS Animal”, desenvolvido em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Fão, foram prestados cuidados médico-veterinários a 21 animais errantes, feridos ou atropelados.

O Município destaca, ainda, a intervenção de 153 gatos no âmbito do programa CED, uma medida fundamental para o controlo ético da população felina sem dono.

No que diz respeito à saúde e segurança animal, foram vacinados 326 cães e aplicados 133 microchips, no cumprimento da legislação em vigor e no reforço da proteção animal.

«Estas ações refletem o empenho da Câmara Municipal de Esposende em promover políticas públicas eficazes na área do bem-estar animal, contando com o envolvimento das associações locais, dos serviços veterinários e da comunidade», acrescenta, ainda, em comunicado. «O objetivo comum é claro: construir um concelho mais solidário, responsável e amigo dos animais», conclui.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS