REGIÃO -
Município de Esposende promove Plataformas Interativas de Aprendizagem 

Após ter realizado acções de capacitação junto dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Município de Esposende vai promover, no próximo dia 2 de Março, uma sessão de apresentação para os encarregados de educação para a utilização do recurso “Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha +Cidadania”, disponível em https://maiscidadania.cimcavado.pt.

A sessão de apresentação do “+ Cidadania” para os encarregados de educação decorrerá entre as 18h30 e as 19h30 e será dinamizada pela equipa técnica da Lusoinfo Multimédia, empresa responsável pela gestão da plataforma e formação. Os encarregados de educação interessados em participar na sessão deverão fazer a sua inscrição através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=n4ggrYoxYkCGmjB5zal0RBX8tODmFO5Ov2Oxdl-u4_dUMFkzSUdPRVhJMkZRSVNTVEVHTUtGOEVYQi4u

Em articulação com a Comunidade Intermunicipal CIM Cávado, o Município deu continuidade, no presente ano lectivo, a este projecto destinado à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde alunos a docentes, coordenadores e encarregados de educação, proporcionando um «ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias».

PUBLICIDADE

Este projecto pretende «promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores, que ajudam os alunos a desempenhar um papel activo na comunidade, preparando-os para os desafios da sociedade actual, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos disponíveis nas linhas de trabalho de competências gerais, conteúdos locais e projectos educativos e comunitários. A plataforma integra actividades interactivas para a consolidação das aprendizagens, desenvolvimento de Concursos e Desafios, a explorar não só pelos docentes, como também pelos encarregados de educação com os seus educandos. 

QUARTO ANO EM VIGOR

Em vigor pelo quarto ano lectivo, o projecto tem tido «grande expressão no Concelho de Esposende, com a realização de formação para professores», que utilizam a plataforma como ferramenta de ensino à distância, e, por conseguinte, um número de acessos e participação dos alunos nas actividades propostas, quer sejam de teor curricular, exploração do património local ou realização de desafios, bastante expressivo, abrangendo a totalidade dos 1300 alunos que frequentam o 1.º Ciclo, respectivos professores titulares e encarregados de educação.

“ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS”

Integrado na Plataforma “+ Cidadania”, este ano lectivo arrancou o projecto piloto “Ensinar e Aprender Português”, que abrange 10 turmas e cerca de 170 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. «Trata-se de mais um recurso tecnológico para a aprendizagem do Português, pensado para assegurar também o ensino a distância. As actividades disponíveis visam a aprendizagem, recuperação e consolidação dos conteúdos nas áreas da leitura e da escrita».

“NO POUPAR ESTÁ O GANHO!”

«Contribuindo também para a promoção do sucesso educativo», o Projecto Intermunicipal “No poupar está o Ganho!” conta com a participação de 8 turmas, do 3.º e 4.º anos de escolaridade, num total de 161 alunos, e tem por objectivo «promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo, através da plataforma de e-learning de educação financeira disponibilizada para alunos e professores inscritos».

PROJECTO MUNICIPAL DE EXPRESSÕES

Por fim, na Educação Pré-escolar, o Projecto Municipal de Expressões (Projeto de Educação Musical e Projeto de Expressão Físico-Motora) continua a sua dinâmica, também na modalidade de ensino à distância e em regime de coadjuvação, nas escolas da educação pré-escolar dos dois agrupamentos do Concelho, com grande receptividade por parte das educadoras do Concelho, abrangendo cerca de 500 crianças.