AMARES - Município e Confraria de Nossa Senhora da Abadia formalizaram protocolo de colaboração para valorização do espaço

AMARES -
Município e Confraria de Nossa Senhora da Abadia formalizaram protocolo de colaboração para valorização do espaço

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Abadia, Carlos Portela, assinaram, esta semana, um protocolo de colaboração com o intuito de apresentar uma candidatura para requalificação do Terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Abadia e para remodelação e ampliação da “Casa das Estampas” e do ponto de venda de produtos locais, instalados no rés-do-chão dos Quarteis Norte.

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Bouro (Santa Maria), é considerado o Santuário Mariano mais antigo da Península Ibérica e representa, no entender da Câmara Municipal de Amares, «um foco estratégico para a dinamização de um programa cultural plurianual, para a promoção turística e económica do concelho de Amares».

«Tenho dito e volto a afirmar que a Abadia é uma das pérolas do nosso concelho. Esta candidatura representa, neste contexto, mais um importante passo para valorização e revitalização deste espaço, cujo valor arquitetónico, cultural, religioso e simbólico contribui para atrair muitos milhares de turistas ao concelho de Amares e à região», sublinha o presidente da Autarquia, Manuel Moreira, em nota enviada.

PUBLICIDADE

A candidatura vai ser apresentada no âmbito do Aviso Norte – 28- 2018- 04 – “Estratégias de Eficiência Coletiva Provere – Projetos Âncora” para obtenção de financiamento comunitário para execução dos projetos designados de ” Loja de Turismo da Abadia” e “Requalificação do Terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Abadia”.

Recorde-se que o edificado monumental da Abadia foi classificado como Monumento de Interesse Público, para o concelho de Amares e Região Norte, pela Portaria n.º 254/2016, publicada na 2.ª série do Diário da República N.º 167 de 31 de agosto. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia integra a Rota dos Santuários Marianos.