O presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, recebeu esta quinta-feira, nas instalações da autarquia, o novo Comandante Operacional Distrital de Braga (CODIS), Sérgio Barros, que tomou posse recentemente.
Este momento de apresentação do novo Comandante Distrital serviu também para o edil amarense dar a conhecer a realidade do concelho de Amares ao nível da Protecção Civil, tendo-se seguido uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários.
«Tratou-se de uma visita de cortesia por parte do novo comandante que tomou posse recentemente e está a inteirar-se daquilo que é a nossa realidade, quais as dinâmicas do nosso concelho e quais as suas necessidades», mencionou Manuel Moreira.
«É muito bom perceber a sensibilidade demonstrada pelo Sr. Comandante e ver que está disponível para ajudar dentro das suas competências e das suas possibilidades», referiu o autarca, contente com a possibilidade de mostrar a sinergia entre a autarquia e as instituições.
«Foi também possível mostrar que há articulação, empenho, dedicação e vontade de fazer mais e melhor nesta sinergia entre a câmara municipal de Amares e as instituições, mas que também há dificuldades», sublinhou Manuel Moreira, destacando que «o importante é trabalharmos todos na mesma direção».
COMANDANTE SAIU «TRANQUILO» DE AMARES
Depois deste primeiro contacto de proximidade com a Direcção e o comando dos Bombeiros de Amares, Sérgio Barros confessou sair «tranquilo» do concelho amarense.
«Percebo que as instituições estão a dar resposta e acima de tudo há aqui uma sinergia extremamente profícua entre aquilo que é a associação humanitária e o comando dos bombeiros com a autarquia, e isso é a garantia de que se existirem problemas, que não se preveem, eles possam ser ultrapassados».
Para além disso, o novo Comandante Distrital compreendeu também que existe «um projecto que está em andamento e todas as estruturas de protecção civil estão alinhadas para dar respostas».
«MUITO AGRADADO COM A VISITA»
Por sua vez, José Gonçalves, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares, mostrou-se muito agradado com esta visita à sua “casa”.
«É sempre importante conhecer as pessoas com quem trabalhamos. Confesso que tinha alguma curiosidade em conhecer o Sr. Comandante Sérgio Barros uma vez que nós temos sempre uma necessidade de interagir com o comando distrital», explicou José Goncalves.
O presidente da Associação Humanitária revelou ainda que ficou «muito agradado com esta visita», e que a mesma «permitiu dar a conhecer aquilo que é a realidade, as instalações e meios humanos e logísticos disponíveis, mas também manifestar algumas das nossas inquietações e dificuldades».