REGIÃO

REGIÃO -
Municípios do Cávado assinam Declaração Global pela Democracia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os seis presidentes das câmaras da NUTS III Cávado – Manuel Moreira (Amares), Mário Constantino (Barcelos), Ricardo Rio (Braga), Benjamim Pereira (Esposende), Manuel Tibo (Terras de Bouro) e Júlia Fernandes (Vila Verde) – assinaram a Declaração Global pela Democracia, uma iniciativa que pretende promover a coesão e a defesa dos pilares democráticos, anunciou esta quinta-feira a CIM Cávado.

“As comunidades locais estão na linha da frente na luta pela preservação da democracia e na defesa contra ataques à liberdade de expressão”, afirma a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, assegurando que, “aproveitando a identidade compartilhada dos seus territórios como defensores e centros do desenvolvimento democrático, os presidentes signatários reafirmam o seu compromisso de fortalecer a democracia”.

Nesta declaração é reconhecida a necessidade de respeito, protecção e apoio, na promoção dos valores democráticos e no papel das cidades no desenvolvimento social e económico, enaltecendo o papel crescente e o valor agregado das comunidades na resolução de desafios globais.

Ao rubricar este documento, os autarcas declaram “o seu compromisso em defender as eleições livres, combater a corrupção, o racismo e o nacionalismo populista, combater as violações dos direitos humanos, governar de forma transparente, inclusiva, socialmente consciente e participativa”.

Num esforço colaborativo, o Parlamento Global de Presidentes de Câmara, o Pacto das Cidades Livres e o GMF Cities, estão a incentivar os presidentes de todo o mundo a apoiar a Declaração Global de Presidentes de Câmara pela Democracia.

A declaração foi destacada no comunicado do G7, em Setembro de 2022, como um importante exemplo de cidades que assumem a responsabilidade de enfrentar os desafios globais e desempenham um papel crítico na “inovação democrática”.

A Declaração Global pela Democracia pode ser consultada AQUI. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS