PAÍS -
Nasceu o primeiro bebé infectado por Covid-19 no útero da mãe em Portugal

Nasceu a primeira criança infectada pelo novo coronavírus durante a gestação, no Hospital São Francisco Xavier. Segundo avança o Expresso, trata-se de uma menina, que nasceu prematura há cerca de 15 dias e que apresentava sintomas graves associados à covid-19, como falta de ar e pneumonia.

Logo após o nascimento foi posta sob ventilação e internada nos cuidados intensivos, onde ainda se encontra. A mãe também se encontra internada.

PUBLICIDADE

De acordo com o semanário, a bebé ainda continua a testar positivo para a presença do vírus e o caso está a ser acompanhado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, sendo prevista a sua publicação numa revista científica internacional.

Rita Perez, médica e presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (a que pertence o São Francisco Xavier), em declarações ao Expresso, deu conta de que, “através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”, há “provas de que houve transmissão vertical congénita in útero”.

Em todo o mundo, há menos de dez casos conhecidos de mães que, durante a gravidez, tenham transmitido o vírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, aos fetos.