Está a chegar uma nova vaga de calor. Uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, acarreta dias ‘escaldantes’ na próxima semana. Alentejo e Vale do Tejo podem ir acima dos 40ºC e o Minho chegará aos 36ºC.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão voltar a subir a partir deste domingo, com o estado do tempo em Portugal continental a ser «influenciado por uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente».
Assim, refere o IPMA, «prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos próximos dias».
Entre segunda e quinta-feira da próxima semana, os termómetros vão registar valores próximos dos 40º C nas regiões Sul, interior Norte e Centro. A previsão do IPMA aponta que, em alguns pontos do Alentejo e Vale do Tejo, as temperaturas podem chegar aos 44º.
No litoral Norte e no Centro, onde a vaga de calor será menos intensa, são esperadas, ainda assim, temperaturas máximas que oscilam entre os 30 e os 36º.
As noites também vão ser tropicais, com temperaturas mínimas superiores a 20º em grande parte do território. No Algarve, no Alentejo e na Beira Interior as temperaturas podem não descer abaixo dos 25º durante o período noturno.
Só a partir da próxima sexta-feira, dia 25, é que deverá ser notada uma «descida generalizada da temperatura, atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27», antevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.