AMARES -
Novembro e Dezembro são meses de homenagem a António Variações

No presente mês de Novembro, o poeta António Variações será condecorado no Palácio de Belém e evocado com a publicação do livro Toninho, o “Fantástico Variações”, da autoria de Fabíola Lopes, na Biblioteca Francisco de Sá de Miranda, em Amares.

Em Dezembro, por iniciativa da Comissão Promotora de Homenagem a António Variações  (CPHAV 2018-2021), será prestada uma pequena homenagem no cemitério paroquial de Fiscal e publicado um vídeo nas redes sociais, com a declamação de um poema de António Variações.

Em nota enviada, a CPHAV (2018-2021) «congratula o Presidente da República Portuguesa pelo agraciamento do cantor, assim como Fabíola Lopes, Patrícia Ferreira e a Editorial Novembro, pelo arrojo em publicar um livro em tempos de mudança e de profunda reflexão do ser humano».

PUBLICIDADE

MISSÂO ALARGADA ATÈ DEZEMBRO DE 2021

«Face à pandemia Covid-19 e aos trabalhos infindáveis associados à divulgação da vida e obra do poeta de Pilar, a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações achou por bem alargar a sua missão até Dezembro de 2021», pode ler-se.

Entre esses trabalhos, destaque para a criação de um roteiro literário-musical alusivo ao cantor nos Concelhos de Amares e de Braga, a organização (em parceria com a Câmara Municipal de Amares) de um Festival de Piano, as diligências (com o conhecimento da Família) junto de autarquias, empresas e particulares para a construção de um Museu António Variações em Fiscal, o incentivo à interpretação de partituras das canções do cantor (por bandas filarmónicas) e a inclusão do seu nome na toponímia do concelho de Braga.