AMARES

AMARES -
Novo ano lectivo no ISAVE significa nova oportunidade para «conhecer, aprender e viver»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Superior de Saúde (ISAVE), sediado em Amares, recebeu esta sexta-feira de manhã a sessão solene de abertura do ano lectivo de 2022/2023, que contou com a presença dos alunos da Instituição e de diversas entidades.

A cerimónia, que decorreu no Auditório do ISAVE, teve início após a recepção aos novos alunos e Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, destacou que «hoje é um dia especialmente feliz».

«Com o começo de um novo ano, surge sempre, para todos, uma nova oportunidade de conhecer, de aprender, e de, sobretudo, viver», começou por referir o autarca na sua intervenção, apontando para o «orgulho» que o município de Amares sente em estar «lado a lado com o ISAVE».

«É com muito orgulho que nos colocamos ao lado do ISAVE neste dia de celebração, para podermos acompanhar este processo de consolidação e crescimento do Ensino Superior neste território», revelou o edil amarense.

Por entre os agradecimentos, Manuel Moreira mostrou-se grato ao corpo docente e não docente da Instituição pelo «papel activo que tem despenhado» e pelos «contributos que tem dado para que hoje o ISAVE seja uma referência e opção para tantos alunos que escolhem Amares para estudar e viver».

«Estamos bem cientes da importância da capacitação do território para a competitividade. O ISAVE, como escola de Ensino Superior na área da saúde, que luta pela promoção da ciência, da cultura e tecnologia, é uma parte importante do concelho de Amares e concretiza o sonho recente deste concelho em ser uma referência na Comunidade Intermunicipal do Cávado e no distrito de Braga, onde se insere», concluiu Manuel Moreira.

NÚMERO DE ALUNOS AUMENTOU

Na sua intervenção, Fausto Amaro, presidente do ISAVE, começou por fazer referência ao número de alunos deste ano, que retratam um crescimento face aos números do ano passado.

«No ano passado, tivemos 391 alunos no ISAVE. Este ano, embora as matrículas ainda não se encontrem fechadas, já temos 474 e vamos atingir, pelo menos, os 500 alunos. Isto representa um crescimento que, tenho a certeza, vai continuar no futuro», realçou o líder do Instituto.

Fausto Amaro aproveitou também a ocasião para anunciar a abertura, este ano, da primeira clínica pedagógica, que, para além de servir de apoio aos alunos nos seus estágios, vai também prestar serviço à comunidade.

O presidente do ISAVE revelou também que o Instituto vai propor, este ano também, três mestrados para funcionarem dentro da Escola: o mestrado em fisioterapia, em enfermagem e em saúde e tecnologia de informação. Para além disso, Fausto Amaro referiu que foram criadas duas instituições que «vão ser muito úteis para dinamizar a actividade e para a comunidade amarense, nacional e até europeia».

«Criamos o Instituto Internacional de Gerontologia e o Instituto Internacional de Fisioterapia, que vão, certamente, desenvolver uma actividade determinante na Europa, enquanto também se focam no domínio da investigação», explicou, dando nota que é vital que se faça cumprir o valor da cooperação e que o ISAVE se guia por essa orientação, com base na «união faz a força».

INTEGRAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

Bruno Ravaz, do Conselho de Direcção do ISAVE, destacou a entrada de «muitos novos estudantes franceses» e agradeceu a todos, «sem excepção», pelo esforço desempenhado na «integração de todos os estudantes, independentemente das suas origens».

«São todos vós que fazem do ISAVE o que ele é e que contribuem para uma Europa melhor. A interculturalidade, a mistura das nossas culturas, o respeito mútuo e a amizade e fraternidade prefiguram na Europa de amanhã», declarou Bruno Ravaz, terminando a sua intervenção com um «viva à Europa».

VIDA ACADÉMICA ACTIVA

Por fim, o presidente da Associação de Estudantes do ISAVE, Alexandre Pereira, vincou a importância da Associação, da Tuna e da praxe, apelidando-as de «fundamentais» na integração e participação «numa vida académica activa».

Com palavras voltadas para os novos alunos, Alexandre Pereira explanou que a Associação de Estudantes preza «os laços de união, companheirismo e entreajuda» e, como tal, apelou «à participação, por parte de todos, nas actividades extracurriculares».

«A faculdade é isto, a faculdade são as relações e as oportunidades que levaremos para o percurso da nossa vida pessoal e profissional», concluiu o presidente da Associação de Estudantes do ISAVE.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Outubro de 2022, brevemente nas bancas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS