OPINIÃO -
O calor está aí! Hidrate-se!

Por Gonçalo Alves

O Verão está aí e apesar destes últimos dias em que o sol tem estado envergonhado, os dias mais quentes vão chegar e é importante começar desde já a criar hábitos de reforço da hidratação.

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Como é sabido, o nosso corpo é composto por 70% de água, o que espelha bem o quão importante é mantermo-nos hidratados. E se este cuidado é essencial ao longo de todo o ano, o tempo quente exige que ele se redobre, de forma a repor aquilo que vamos perdendo na transpiração.

Muitos utentes na consulta de enfermagem me confessavam a sua dificuldade em beber água e muitos eram aqueles que o faziam de modo bastante insuficiente, com claro prejuízo para a sua saúde e bem-estar, físico e mental.

Substituir a água por bebidas alcoólicas frescas e refrigerantes açucarados é um dos erros mais frequentes. Diria até, socorrendo-me da sabedoria popular, que é pior a emenda que o soneto! Ainda que essas soluções possam mimetizar um alívio imediato da sensação de sede e sejam até bem prazenteiras, a verdade é que não só não “matam a sede”, como podem mesmo contribuir para a desidratação, para além dos óbvios prejuízos de saúde quando o seu consumo é exagerado.

Decidi por isso deixar-lhe algumas ideias de como tornar a água mais “interessante”, e algumas dicas que o ajudarão a manter-se bem hidratado:

– Durante o verão, é essencial portanto que se consuma mais água. Por isso, tenha sempre um copo ou garrafinha de água por perto, isso vai lembrá-lo da necessidade de a ingerir continuamente e em doses substanciais.

– Beber um copo de água ao acordar é uma forma de garantir logo uma boa ingestão (aproximadamente 300 ml) uma boa dose e também uma forma de estimular o corpo a continuar a hidratação durante o dia.

– Uma ótima sugestão é aromatizar a sua água. Pode aromatizar a sua água com gengibre, canela em pau, folhas de hortelã, menta, cascas de citrinos ou mesmo umas gotas de limão ou laranja.

– Opte por limonadas e laranjadas refrescantes e saciantes, bem ao estilo das nossas avós.

– Faça chá (sem açúcar) e consuma-o bem geladinho.

– Os sumos de fruta naturais são uma opção deliciosa de hidratação e a melhor alternativa às bebidas industrializadas de compra. Possuem uma grande quantidade de nutrientes, acrescentando muitos benefícios, além da hidratação.

– Coma fruta! As frutas, no geral, possuem muita água na sua composição, mas existem frutas que são ainda mais ricas em água e por isso deve optar pelo seu consumo nesta época do ano, como é o caso da melancia, melão, meloa e ananás ou abacaxi.

– Também as saladas verdes e legumes, para além de proporcionarem refeições leves, frescas e nutritivas, ideais para o Verão, são bastante ricos em água, pelo que são um bom reforço de hidratação. Invista no consumo de pepino, curgete e tomate, exemplos de alimentos com bastante água na sua composição.

– Se não dispensa uma boa sobremesa, opte por gelatinas, de preferência com baixo teor de açúcar, saladas de frutas e gelados feitos por si com sumos de frutas naturais, ao estilo dos deliciosos gelados de gelo da nossa infância, mas estes numa versão mais saudável e hidratante.

Como vê, além da água na sua forma pura, que é sempre indispensável e por isso importa treinar o seu hábito de ingeri-la o mais possível, existem muitas outras formas de nos mantermos bem hidratados durante o Verão, assim repondo os líquidos que perdemos através da transpiração.