CA Vilar de Mouros, o mais antigo festival em Portugal, regressa esta quarta-feira àquela freguesia minhota para quatro dias de música. Por ali passarão, este ano, nomes como Die Antwoord, Soulfly, The Cult ou The Darkness, sendo que o primeiro dia, de entrada gratuita, é dedicado à música portuguesa.
Nos dias 21, 22, 23 e 24 de Agosto, o mítico Festival minhoto volta a receber milhares de festivaleiros. A segunda edição consecutiva com quatro dias apresenta um cartaz robusto e diversificado. As portas do Festival abrem todos os dias às 16h00.
Entre quarta-feira, dia 21 e sábado dia 24, há concertos, entre outros, dos The Cult, The Waterboys, Xutos & Pontapés, Ornatos Violeta, Die Antwoord, Amália Hoje ou The Libertines.
O cartaz da edição de 2024 é composto por grandes nomes da música nacional e internacional: The Cult, The Waterboys, Xutos & Pontapés, Ornatos Vileta, Amália Hoje, Delfins, Moonspell, GNR, Vapors Of Morfine, Capitão Fausto, David Fonseca, Ramp, Fogo Frio e Sukfur Giant. Juntam-se ainda The Darkness, The Libertines, Die Antwoord, SoulFly, Crystal Fighters e The Legendary Tigerman no palco do Festival mais antigo da Península Ibérica.
PRIMEIRO DIA
O primeiro dia do Festival, de entrada gratuita, é dedicado ao melhor da música nacional. A abertura será feita pela banda local Fogo Frio, que antecedem o lendário The Legendary Tigerman, que acompanhado pela sua banda promete um concerto do melhor do Rock n’ Roll contemporâneo. Seguem-se os eternos GNR, ou não fosse Rui Reininho uma das vozes mais emblemáticas do Rock português, a quem sucede o projecto Amália Hoje, composto por Nuno Gonçalves e Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça. A noite encerra com os Delfins, detentores de alguns dos maiores clássicos do cancioneiro nacional.
SEGUNDO DIA
O segundo dia inicia ao som do trash metal dos Ramp, seguidos dos veteranos do metal gótico Moonspell. Depois dos riffs pesados do metal aliados às letras sobre espiritualidade, política, escravidão ou guerra dos Soufly actuam os Xutos & Pontapés, num concerto que se espera emotivo e cantado em uníssono. Os The Cult, pioneiros do pós-punk, hard rock e experimentalismo, fecham a segunda noite do Festival com a sua destreza musical, atitude descomprometida e presença cativante do vocalista Ian Astbury.
TERCEIRO DIA
Ao terceiro dia a abertura do palco fica a cargo dos Sulfur Giant, banda de Caminha dedicada ao heavy blues psicadélico. De seguida, os Capitão Fausto, uma banda que se tornou indissociável do panorama nacional, regressam ao palco principal de Vilar de Mouros, abrindo caminho para a música rápida, hipnótica e apaixonada dos ecléticos Crystal Fighters. Antes do duo de hip hop alternativo e rave Die Antwoord encerrarem a noite, os Ornatos Violeta, banda de culto de várias gerações, regressam ao Palco Crédito Agrícola para mais um concerto certamente inesquecível.
QUARTO DIA
O último dia abre com Vapors of Morphine, formados pelo co-fundador e saxofonista de Morphine, Dana Colley, e que mantêm vivo o legado da banda, a quem se segue o incontornável David Fonseca. The Waterboys actuam também na noite da despedida, onde se antevê um público a cantar “The Whole of the Moon” a uma só voz. O Festival encerra com a excelência do rock britânico de The Darkness, que subirão ao palco logo a seguir aos The Libertines de Pete Doherty e Carl Barât, deixando certamente vontade de regressar ao Festival C.A. Vilar de Mouros em 2025.
Devido ao cancelamento de The Queens Of The Stone Age e, consequentemente, de Jazmin Bean, que estava em digressão com a banda, os portadores de Bilhete Diário para dia 21 de Agosto podem ou solicitar o reembolso ou trocar por Bilhete Diário para um dos outros dias, sem custos adicionais.
Os portadores de Passe Geral de 4 dias receberão automaticamente um reembolso de €30 e um novo Passe Geral de 3 dias.
Todos foram contactados, por e-mail, pela SeeTickets.
«Os passes de 4 dias não serão válidos para entrada no recinto», alerta a organização.
HORÁRIOS
Dia 21
19h00 – Fogo Frio
20h15 – The Legendary Tigerman
21h45 – GNR
23h15 – Amália Hoje
1h00 – Delfins
(Abertura de portas às 16h)
Dia 22
18h00 – RAMP
19h30 – Moonspell
21h00 – Soulfly
22h30 – Xutos & Pontapés
00h15 – The Cult
(Abertura de portas às 16h)
Dia 23
18h30 – Sulfur Giant
19h45 – Capitão Fausto
21h15 – Crystal Fighters
22h45 – Ornatos Violeta
00h30 – Die Antwoord
(Abertura de portas às 16h)
Dia 24
18h30 – Vapors of Morphine
19h45 – David Fonseca
21h15 – The Waterboys
23h00 – The Libertines
00h45 – The Darkness
(Abertura de portas às 16h)