- Texto de opinião de Manuel Sousa Pereira
A inteligência artificial (IA) apresenta novos desafios e oportunidades de aprendizagem, oferecendo novas ferramentas, metodologias e abordagens que podem melhorar a aprendizagem e a sua eficiência prática, através de planos de aprendizagem personalizados, procurando contribuir para uma qualidade de aprendizagem, na medida em que a esta passa a ser com a presença física do professor ou formador e em conexão constante com a tecnologia, num processo contínuo de aprendizagem em formato phygital.
Assim, através de sistemas de aprendizagem adaptativas, que deverá ser também humanizada, ajustando-se aos conteúdos e ritmo de ensino, de acordo com as necessidades dos alunos, com tutorias inteligentes, no tempo e espaço mais adequado ao aluno.
A automatização e correção automática de trabalhos práticos, estudos de caso, testes, economizando tempo, monitorizando o desempenho através de indicadores de performance, facilitando uma aprendizagem num ambiente imersivo e interativo numa dialética de aprendizagem contínua.
Apoio ao professor através de assistentes virtuais, ferramentas como chatbots é possível responder aos alunos, ajudando-os a resolver as dúvidas, em qualquer momento e desenvolver algoritmos de Inteligência artificial que podem analisar grandes quantidades de dados educacionais alinhados com as necessidades dos alunos.
Tradução e transcrição automática de diversos conteúdos de diferentes idiomas e transcrever as aulas em tempo real, facilitando a compreensão e interpretação das matérias, bem como, a utilização de leitores inteligentes e softwares de reconhecimento de fala.
Aprendizagem baseada em dados educacionais, identificando tendências e padrões, proporcionando um feedback em tempo real, ajudando os alunos a corrigir erros, de forma imediata e compreender melhor os conceitos e as práticas operacionais.
Utilização de aprendizagens imersivas, através da realidade virtual e aumentada, que pode proporcionar ambientes imersivos que facilitam a compreensão através de simulações interativas, laboratórios virtuais, onde os alunos podem realizar experiências, sem as limitações físicas do espaço escolar.
A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar o ensino e aprendizagem, tornando-o mais personalizado, eficiente e inclusivo. No entanto, é fundamental abordar os desafios éticos e garantir que o uso da IA na educação seja equitativo e beneficie todos os alunos. Com a implementação cuidadosa e a colaboração entre professores e educadores, tecnólogos e formuladores de políticas, a Inteligência Artificial pode contribuir, significativamente, para a melhoria da educação global.