Texto: Manuel Sousa Pereira
As novas gerações, geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e geração Alpha (nascidos a partir de 2013), estão a redefinir o comportamento do consumidor e impulsionar as marcas a se adaptarem. Esses grupos cresceram num ambiente hiper conectado, onde a tecnologia, a personalização e a autenticidade são essenciais.
Como principais características destes consumidores temos aspetos como: digital first e a Influência das redes sociais, sendo que a geração Z é mobile-first, enquanto a geração alpha é mobile-only, utilizando preferencialmente plataformas como o TikTok, Instagram e YouTube influenciando diretamente as decisões de compra, através de conteúdo em vídeos curtos (reels, shorts, lives).
Valorizam a autenticidade, preferindo marcas que coloquem em prática a transparência, promovendo a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Preferem, na maior parte das vezes, as experiências imersivas, optando por marcas que promovam a interatividade, a comunidade, através de eventos, ativações e a realidade aumentada, procurando experiências diferentes e imersivas.
Aspetos como: o consumo baseado na recomendação de Influenciadores e a opinião da comunidade (comentários, avaliações e UGC-user generated content) pesa mais do que publicidade direta. Procuram também produtos sustentáveis e éticos, exigindo que as marcas coloquem em prática as práticas sustentáveis para evitar acusações de greenwashing (utilização de uma estratégia de marketing enganosa, em que uma organização cria e promove uma representação falsa, tentando parecer ambientalmente responsável.
Sobre o uso da tecnologia e personalização com Inteligência artificial está a alterar, de forma significativa, a experiência de compra, através de (chatbots, recomendações, filtros personalizados), pois a geração Alpha já nasce em ambientes de interação com inteligência artificial, realidade aumentada e metaverso (espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual).
Em síntese, as novas gerações valorizam cada vez mais as experiências imersivas (shows híbridos, festivais interativos, realidade aumentada), as redes socias e o seu conteúdo rápido, desafios, trends no TikTok, a comunidade e exclusividade (non-fungible token NFTs) sendo um tipo especial de token criptográfico que representa algo único, para ingressos exclusivos, clubes de fãs com benefícios), bem como, sustentabilidade, através da redução de plástico, energia limpa e pegada de carbono neutra.