Texto de Manuel Sousa Pereira
A tendência para o imediato será cada vez mais uma realidade, impulsionada pelas expectativas de repostas rápidas e resultados instantâneos no mundo digital e tem um impacto significativo na gestão das marcas. Esse fenômeno é intensificado pelo uso de tecnologias, redes sociais e plataformas baseadas em inteligência artificial, afetando tanto as estratégias de marketing quanto a perceção e o relacionamento das marcas com seus públicos.
Os impactos positivos do imediatismo na gestão das marcas passam pela conexão mais rápida com os seus públicos, através de um atendimento instantâneo com chatbots e assistentes virtuais as marcas conseguem responder de forma instantânea às dúvidas e problemas dos consumidores, melhorando a experiência, interação e imersão com o seu público, criando conexão e proximidade. Permite também uma adaptação mais rápida a novas tendências e comportamentos culturais num envolvimento em tempo real, fornecendo um feedback instantâneo sobre os produtos e campanhas ajudando as marcas a adequar as suas estratégias de forma mais rápida e eficiente.
Como impactos negativos do imediatismo na gestão das marcas temos a pressão por respostas rápidas e instantâneas que se transforma numa ansiedade corporativa, na medida em que as marcas enfrentam a pressão de responder de forma instantânea, sacrificando a qualidade em detrimento da qualidade da comunicação, em favor da velocidade, aspetos que podem gerar soluções superficiais para problemas complexos.
Outros aspetos passam pelo envelhecimento rápido do conteúdo e das campanhas de comunicação digital exigindo a criação constante de novos materiais para de manterem relevantes assegurando uma “novidade permanente” o que pode levar à exaustão criativa e custos elevados de manutenção da notoriedade espontânea. De forma complementar, para acompanhar este imediatismo estas precisam de investir continuamente em tecnologias como a inteligência artificial, automação, big data, sendo um desafio constante e continuado.
Relativamente ao impacto nos consumidores, clientes e utilizadores promove um sentimento de ansiedade ou preocupação em que as pessoas sentem que podem estar perder expectativas, eventos ou oportunidades, que se caracterizam como “fear of missing out” FOMO, que significa “medo de estar a perder algo” associado ao uso das redes sociais numa comparação constante com os colegas, amigos ou influenciadores que partilham momentos, vivências e estilos de vida perfeitos, aspetos que podem causar a sensação de uma ansiedade continuada, de que se está a viver uma vida desinteressante em termos comparativos numa sociedade onde existe a necessidade de estar sempre atualizado, receio de estar a perder algo interessante, dificuldade de valorizar o momento presente e uma constante conectividade, sendo fundamental melhorar a saúde mental e emocional procurando equilibrar o uso da tecnologia com momentos offline, aspeto fundamental para restaurar a valorização do momento presente.