OPINIÃO

OPINIÃO -
O poder da persistência

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Podemos comparar a nossa vida como uma caminhada de longo curso, onde a construção, co-criação, adaptação reinvenção é fundamental, sendo por si só, uma descoberta constante, à procura do SER pessoa, num percurso cheio de desafios, mais ou menos complexos, onde as características diferenciadoras são o foco, a atitude positiva e a persistência.

Tal como afirmou William Henley “Eu sou o senhor do meu destino, sou o comandante da minha alma”. Neste sentido, somos os responsáveis do nosso destino, donos dos nossos pensamentos e senhores da nossa alma, ou por outras palavras o nosso sonho ou foco.

Neste sentido, o grande desafio consiste alinhar as ideais, sentimentos e perceções, promovendo a criatividade e a “renovação do pensamento” procurando de forma continuada o melhor dos caminhos e que contribua para a busca constante da felicidade que, por si só, também é um percurso.

PUBLICIDADE

Outro aspeto que proporciona aprendizagem e crescimento pessoal reside na quantidade e qualidade das adversidades, obstáculos e dificuldades encontradas nesse nosso caminho, na qual a atitude positiva é fundamental, tal como afirmou Cícero “Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação.” ou como referiu Abraham Lincoln “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” 

Neste sentido, se por um lado temos o poder de “plantar o pensamento” congruente com um destino, temos também a necessidade e definir um foco, um objetivo, uma estratégia e fundamentalmente a ação consertada e continuada e congruente com o pensamento, tal como Friedrich Engeles, “um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.” ou por outras palavras, só a atitude marca a diferença.

A persistência, sendo o ato de não desistir, de persistir, de continuar em frente, sendo também, a ação consertada e continuada de fazer coisas e agir em conformidade com o nosso pensamento, tal como Stephen R. Covey referiu no seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” descreve de forma sequencial, ser pró-ativo, liderança pessoal, gestão pessoal, liderança interpessoal, comunicação empática, corporação criativa, auto-renovação equilibrada. 

Portanto para obter sucesso é fundamental co-criar, inovar e rejuvenescer o pensamento, através de ideias relevantes para criar um novo e interessante caminho, seguidamente adquirir um hábito, que se transformará em carácter e que contribuirá para uma nova realidade em busca do nosso bem estar, bem como da felicidade, tal como referiu Nelson Mandela “Sempre parece impossível até que seja feito.”

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS