OPINIÃO -

OPINIÃO - -
O que fazer para combater a ansiedade em tempos de isolamento

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Opinião de Bruna Silva

 

Vivemos tempos inéditos. As notícias entram-nos pelas nossas casas com novidades difíceis de assimilar. Ouvimos e lemos tantas informações e, ainda assim, sentimo-nos perante o desconhecido. É natural que estas sensações que experimentamos possam acarretar consequências no que diz respeito a ansiedade e stress. O que foge ao nosso controlo tem efeitos adversos na nossa mente. É de extrema relevância avaliarmos o que está à nossa volta passível de controlo, para que possamos aí concentrar a nossa energia. A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem lançado uma série de documentos imprescindíveis, disponíveis para consulta no seu site.

O que podemos fazer para diminuir estes efeitos adversos?

Sem dúvida que é importante mantermo-nos atualizados. Mas é fácil deixarmo-nos envolver por informações que nos podem conduzir a erros de compreensão. Tente cingir-se a fontes oficiais de informação. No entanto, é importante controlar o tempo investido a esta tarefa, pois o excesso pode aumentar os seus níveis de ansiedade.

Ainda que mais limitado, tente manter o contacto social, principalmente com pessoas em quem confiamos. Faça-se valer do telefone, redes sociais, mensagens, videochamadas.

Consegue contabilizar as vezes em que pensou “quem me dera poder ficar em casa hoje”? Aproveite este momento para fazer coisas para as quais normalmente não tem tempo. Cabe-lhe a si ser criativo! Tente manter-se ocupado com atividades que lhe deem prazer.

Por outro lado, não se esqueça que estes dias terão fim próximo. Mantenha-se positivo! Por isso, e também para auxiliar este pensamento, tente manter a sua rotina diária. Isto inclui as horas de sono e de refeição, tal como o vestir-se, ainda que com roupas mais confortáveis.

Pratique exercício físico. Estar em casa é, por si só, uma forma de estar mais sedentária, por isso tente contornar esta condição. Existem inúmeras formas de exercício que podemos realizar em casa. Por exemplo, o UrbanAcademy tem publicado na sua página de Facebook todos os dias aulas virtuais, desafios e receitas saudáveis, que se encontram disponíveis para toda a população. Poderá parecer-lhe difícil iniciar esta prática, mas a sensação de controlo que experienciará de seguida será valioso. “Corpo são, mente sã”!

Alimentação equilibrada. Está comprovado que este é dos fatores mais relevantes para manter a sua saúde física e mental. Se sentir dificuldade em resistir àquelas tentações proibidas, existem algumas coisas que o poderão ajudar. Aproveite também este tempo para aprender dicas neste sentido.

Todos estes fatores o ajudarão a confiar nas suas capacidades e a manter-se positivo. E se precisar de ajuda, peça-a. O importante é concentrar-se nas suas necessidades!

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS