As obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, vão ser retomadas no início do mês de Janeiro. «Devido à necessidade de a EDP proceder a uma intervenção naquele espaço para reforço das suas infra-estruturas subterrâneas, a empreitada sofreu uma paragem», justifica a autarquia em nota enviada.
Atendendo a que a «intervenção da EDP implica abrir uma vala junto aos estabelecimentos comerciais localizados a norte do Largo, onde se insere também uma unidade bancária, o Município, em plena articulação com os comerciantes e entidades afectadas, entendeu reiniciar a empreitada de requalificação somente no início do próximo mês de Janeiro, de modo a não prejudicar a actividade comercial expectável nesta quadra natalícia», acrescentam.
Deste modo, procura-se «diminuir o impacto da intervenção que terá se ser executada pela EDP, acautelando os interesses dos comerciantes e evitando eventuais impactos negativos nesta altura de maior fluxo no comércio local», pode ainda ler-se.
OBRA
A empreitada de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e zona envolvente traduz-se num «investimento de cerca de 1 milhão e 250 mil euros». A obra privilegia a «mobilidade sustentável, pedonal e ciclável, além de contemplar o reordenamento do trânsito e reformulação dos espaços, procurando o desenvolvimento harmonioso e a dinamização económica e turística, eliminando barreiras arquitectónicas».
Depois de concluída a primeira fase da intervenção, que se centrou na requalificação da Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires, a Câmara Municipal dá, assim, continuidade aos trabalhos de requalificação da zona central da cidade, aproveitando a oportunidade de financiamento do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana.