Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
PAÍS

PAÍS -
“Olá Mãe” e “Olá Pai”: a nova burla no WhatsApp

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiram alertas acerca de uma tentativa de fraude através da aplicação ‘WhatsApp’.

Neste esquema, os burlões fingem ser os filhos dos visados e depois solicitam uma transferência monetária através do ‘MBWay’. “Olá Mãe. Perdi o telefone e estou a usar temporariamente este número” e “Olá Pai. Este é o meu novo número. O outro fica só para o trabalho, ok?”: estas são duas das mensagens usadas para iniciar o contacto com as vítimas.

Caso os destinatários assinalem a recepção da mensagem, pouco depois é enviada nova missiva.

“Preciso de fazer um pagamento importante, mas como perdi o telemóvel não consigo. Podes fazer por mim e eu depois dou-te o dinheiro? Transfere 500 euros para o 91…”, é outra das mensagens enviadas.

Por sua vez, uma aponta dificuldades informáticas: “Não consigo entrar no MBWay com este telemóvel. Podes fazer uma transferência por mim?”.

Se os visados aceitarem, vão ficar sem o dinheiros pois esta é a mais recente tentativa de fraude através do WhatsApp a correr em Portugal.

Tanto a GNR como a PSP já vieram alertar para o fenómeno e aconselharam os cidadãos a confirmar sempre a veracidade do contacto – por exemplo, telefonando para o número indicado – antes de realizar qualquer operação bancária.

As autoridades solicitam ainda a todos que “caso sejam alvo deste tipo de burla, DENUNCIEM, mesmo que se trate de uma tentativa”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS