Em comunicado, a GNR refere que um homem de 65 anos morreu na sequência de um despiste de um veículo ligeiro ocorrido no sábado à tarde na Rua de São Bento, na localidade de Vale de São Cosme, Famalicão, no distrito de Braga.
Desde as 00h00 dia 11 de abril, quando iniciou a Operação “Páscoa 2025”, até às 23h59 de sábado, a GNR registou 1.971 acidentes, dos quais resultaram três vítimas mortais, 42 feridos graves e 567 feridos ligeiros, segundo os dados provisórios divulgados em comunicado.
Nas ações de patrulhamento rodoviário e de «prestação de auxílio aos condutores, para garantir o decorrer das festividades da Páscoa e as deslocações de pessoas em segurança», os militares fiscalizaram neste período 62.943 condutores.
Dos condutores fiscalizados, 576 conduziam com excesso de álcool e, destes, 350 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
«Foram ainda detidas 194 pessoas por conduzirem sem habilitação legal», salienta a GNR nos resultados da Operação Páscoa, que termina amanhã.
A GNR sublinha ainda que irá continuar a priorizar a fiscalização a situações de condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, bem como o excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel, utilização correta do cinto de segurança e de cadeirinha, falta de inspeção periódica e de seguro de responsabilidade civil obrigatórios. Estará também atenta à «incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem».
A GNR reafirma «o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período em que o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado».
Além da sinistralidade rodoviária, as autoridades também se focam noutros crimes, em relação aos quais a polícia deixou alguns conselhos.
Para prevenir o crime de burla, apela à população para não fornecer dados pessoais, «desconfiar e suspeitar sempre de quaisquer solicitações que tenham urgência» e de negócios aparentemente bastante rentáveis e vantajosos.