REGIÃO

REGIÃO -
Ordem dos Psicólogos atribui ‘Selo Comunidades Pró-Envelhecimento’ à Câmara de Barcelos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o ‘Selo Comunidades Pró-Envelhecimento’, numa cerimónia realizada em Évora, onde esteve representada pelo vereador da Acção Social, António Ribeiro.


Em comunicado enviado esta terça-feira à imprensa, a autarquia afirma que o ‘Selo Comunidades Pró-Envelhecimento’ tem como objectivo reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas onde as políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido.

Este propósito foi sublinhado pelo próprio bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, ao afirmar que esta distinção visa não só “reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão”, como “incentivar que outras autarquias as possam aproveitar e desenvolver”.

Por seu lado, o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”.

O membro do Governo destacou ainda “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adoptar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.

Entre outros programas e acções municipais que contribuíram para a atribuição deste selo, estão o Grupo Operativo de Idosos, o Programa Sénior Barcelos Saudável, o HidroSénior, o Diabetes em Movimento, a Universidade Sénior e o Projeto ProCuidador.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses refere que esta iniciativa é o seu contributo para “a sustentabilidade do sistema económico e social, apostando no capital humano que Portugal possui”, com o objectivo final de promover “uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos em todos os momentos do ciclo vital”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS