- Por Manuel Sousa Pereira
O marketing imersivo procura criar uma conexão e um envolvimento relevante com os consumidores, proporcionadas experiências sensoriais e interativas, passando a ser multi-ambiental e espacial, através da integração de várias realidades, englobando a realidade aumentada, digital e virtual, abordando uma perspetiva transcendental ou metamarketing.
Nesta experiência imersiva os consumidores vivem imergindo na aplicação das tecnologias de realidade estendida e metaverso, aspetos que vão para além do entretenimento e imergindo na realidade.
O marketing multissensorial explora uma explosão de sentidos usando muito mais que a visão e a audição, mas todos os sentidos, de uma forma inteligente e capaz desenvolver uma abordagem centrada no consumidor, estando alinhado com as suas expectativas e “comunicando a voz do cliente”.
Os desafios do marketing passam por uma abordagem evolutiva incorporando aspetos sociais, tecnológicos, sociais e éticos, contribuindo para um propósito no impacto social, desafiando as próprias organizações a comunicar e agir demonstrando um impacto positivo e relevante para as pessoas e para a comunidade, sendo um compromisso genuíno com a responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.
Os consumidores vão exigindo transparência e confiança, sendo cada vez mais conscientes e exigentes valorizando e credibilizando as organizações que praticam estes valores, bem como, os seus colaboradores internos, através da gestão e consentimento de dados e informações pessoais, procurando garantir a segurança dos consumidores e a sua prática transparente.
Com o avanço da inteligência artificial, automação e outras tecnologias disruptivas, as empresas enfrentarão o desafio e responsabilidade ética, garantindo a equidade, proporcionando uma experiência verdadeiramente holística e integrada, online e ofline com a marca.
A cocriação e colaboração envolvendo os consumidores e contribuindo para uma participação ativa na criação de valor, bem como, a resiliência e adaptação constantes procurando adaptar-se às mudanças do mercado, tendências do consumidor e uma cultura de aprendizagem contínua.
Em síntese, este marketing imersivo inclui a realidade virtual, experimentação de produtos ou serviços explorando, interagindo e experimentando uma transformação, num ambiente físico e experiência digital enriquecedora, proporcionadas formas impactantes, criando experiências memoráveis que podem gerar, uma conexão duradoira com os consumidores.