OPINIÃO

OPINIÃO -
Os novos desafios do marketing imersivo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

  • Por Manuel Sousa Pereira

O marketing imersivo procura criar uma conexão e um envolvimento relevante com os consumidores, proporcionadas experiências sensoriais e interativas, passando a ser multi-ambiental e espacial, através da integração de várias realidades, englobando a realidade aumentada, digital e virtual, abordando uma perspetiva transcendental ou metamarketing.

Nesta experiência imersiva os consumidores vivem imergindo na aplicação das tecnologias de realidade estendida e metaverso, aspetos que vão para além do entretenimento e imergindo na realidade.

O marketing multissensorial explora uma explosão de sentidos usando muito mais que a visão e a audição, mas todos os sentidos, de uma forma inteligente e capaz desenvolver uma abordagem centrada no consumidor, estando alinhado com as suas expectativas e “comunicando a voz do cliente”.

Os desafios do marketing passam por uma abordagem evolutiva incorporando aspetos sociais, tecnológicos, sociais e éticos, contribuindo para um propósito no impacto social, desafiando as próprias organizações a comunicar e agir demonstrando um impacto positivo e relevante para as pessoas e para a comunidade, sendo um compromisso genuíno com a responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade.

Os consumidores vão exigindo transparência e confiança, sendo cada vez mais conscientes e exigentes valorizando e credibilizando as organizações que praticam estes valores, bem como, os seus colaboradores internos, através da gestão e consentimento de dados e informações pessoais, procurando garantir a segurança dos consumidores e a sua prática transparente.

Com o avanço da inteligência artificial, automação e outras tecnologias disruptivas, as empresas enfrentarão o desafio e responsabilidade ética, garantindo a equidade, proporcionando uma experiência verdadeiramente holística e integrada, online e ofline com a marca.

A cocriação e colaboração envolvendo os consumidores e contribuindo para uma participação ativa na criação de valor, bem como, a resiliência e adaptação constantes procurando adaptar-se às mudanças do mercado, tendências do consumidor e uma cultura de aprendizagem contínua.

Em síntese, este marketing imersivo inclui a realidade virtual, experimentação de produtos ou serviços explorando, interagindo e experimentando uma transformação, num ambiente físico e experiência digital enriquecedora, proporcionadas formas impactantes, criando experiências memoráveis que podem gerar, uma conexão duradoira com os consumidores.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS